Posicionamento local no Google Maps: O que é o posicionamento local no Google Maps?

Nos últimos anos tem havido uma tendência de procurar lojas físicas na internet, razão pela qual milhares de empresas reconhecem o quão lucrativa esta situação pode ser e decidiram dar o salto para o mundo online. Neste artigo, mostraremos em que consiste o posicionamento local no Google Maps.

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Os recursos alocados pelas empresas para o setor online são funcionais às necessidades de cada empresa, sendo comum que o maior investimento seja em estratégias de posicionamento de SEO e SEM. Embora exista um denominador comum: o posicionamento local no Google Maps da nossa empresa.

Se você tem uma loja física, é de extrema urgência que você apareça nos primeiros resultados de busca do Google Maps. Atualmente, é uma das ferramentas mais utilizadas para localizar empresas, estabelecimentos, galerias, etc., buscar informações e conhecer as avaliações de outros usuários.

Os números de busca de empresas locais estão aumentando a cada dia graças aos dispositivos móveis, por isso, saber como funciona o posicionamento do Google é vital.

E como sabemos que você está procurando ajuda, no artigo a seguir daremos as chaves necessárias para saber como fazer com que sua empresa tenha um bom posicionamento local no Google Maps.

Posicionamento local no Google Maps

Comece a usar o Google Meu Negócio

Você precisa acessar o Google Meu Negócio , se clicar no botão “gerenciar agora” poderá acessar e se cadastrar no serviço que o posicionará no Google Maps, e também nos resultados da Pesquisa Google.

O registro solicita uma lista de dados básicos para que o posicionamento seja efetivo.

  • Nome da empresa
  • País
  • Direção
  • Código postal
  • Cidade
  • Província
  • Telefone principal da empresa
  • Categoria a qual sua empresa pertence

Depois de apontar o que você faz – se oferece bens ou serviços – em sua loja física, você pode verificar as informações inseridas e, se tudo estiver correto, poderá solicitar seu cartão com o código de verificação.

Somente quando você inserir o código, sua empresa será corretamente cadastrada e verificada. Cuidado, você não pode deixar passar mais de 30 dias desde que solicitou o cartão, pois eles expiram.

Em seguida, você terá que começar a adicionar informações específicas sobre o seu negócio, graças às categorias relacionadas que você pode encontrar.

Também é hora de adicionar outras informações de interesse, como a url do seu site e uma descrição usando palavras-chave. Lembre-se de usar aqueles que melhor se adequam ao que você oferece para ajudá-lo a se posicionar melhor.

O que você está fazendo ao entregar esses dados e preencher informações sobre sua empresa é basicamente otimizar o posicionamento local de nossa empresa no Google Maps, de tal forma que se a busca geolocalizada de algum potencial cliente estiver vinculada às categorias que você selecionou, você aparecerá em suas opções.

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Fatores de posicionamento local no Google Maps

Estes são alguns dos fatores que mais influenciam o posicionamento local no Google Maps:

  • Antiguidade
  • Classificações
  • Avaliações
  • Publicações
  • Concorrência

Outro fator para você aparecer depende do local de onde o usuário realiza a busca.

Quanto mais específicos e concretos forem seus dados, melhor será o posicionamento nos resultados de clientes-alvo e/ou potenciais.

Você precisa saber que quanto mais dados importantes você adicionar, melhor será o seu posicionamento local no Google Maps.

Precisamente por isso, a inclusão de fotografias e vídeos, que ajudam a complementar a informação, vão ajudar no posicionamento do seu negócio local.

O conteúdo audiovisual é especialmente procurado porque fornece uma referência exata às suas instalações.

Como o Google determina a classificação local?

Os resultados locais são baseados principalmente em 3 fatores, que combinados nos permitem encontrar resultados mais otimizados para pesquisas.

Ou seja, se os algoritmos do Google indicarem que as chances de encontrar o que você procura são maiores em um local mais distante, esse local terá uma posição mais alta nos resultados de buscas locais do que um negócio mais próximo.

Os três fatores são

1- Relevância:

Refere-se ao percentual de coincidência do seu arquivo local com os dados pesquisados ​​pelo usuário.

2- Destaque:

A proeminência se traduz em quão conhecida uma empresa é. Existem alguns negócios físicos que são mais populares que outros e isso se reflete no posicionamento local dos resultados.

Ou seja, estabelecimentos emblemáticos, comércios e lojas famosas, lugares históricos, que são de conhecimento popular, ocuparão lugar de destaque entre as buscas.

Também se baseia em informações da empresa obtidas pelo Google através da web (links, artigos, diretórios, etc).

As classificações do Google e o número de avaliações influenciam a classificação local da sua empresa.

Use práticas de SEO para melhorar seu posicionamento local no Google Maps.

3- Distância

Assim como o próprio nome indica, é baseado na distância que cada usuário está pesquisando a partir da geolocalização de sua empresa.

Se o usuário não inserir um local específico na barra de pesquisa, o Google fará os cálculos de distância com base nas informações que possui da localização local do usuário.

Posicionamento local no Google Maps

Recomendações para melhorar seu posicionamento local no Google Maps

  • Atualize constantemente seu perfil com todas as informações que fornecem conhecimento para seus clientes
  • Adicione fotos e vídeos que agreguem valor à sua empresa.
  • Você pode criar uma página no Google+ e explorar seus benefícios
  • Tenha cuidado ao escolher a categoria principal da sua empresa.
  • Escolha uma variedade de subcategorias que abrangem sua oferta.
  • Faça um estudo de palavras-chave e use-as categoricamente.
  • Otimize sua estratégia de SEO .
  • Obtenha avaliações de seus clientes para que outros potenciais clientes possam saber que sua empresa oferece qualidade e bom atendimento/produto.
  • Mantenha-se ativo respondendo a perguntas/preocupações, isso ajudará bastante na criação de uma imagem da empresa.
  • Estude sua concorrência e reconheça suas deficiências para que você possa implementar melhorias em seus serviços.

Agora você tem o conhecimento para melhorar seu posicionamento local, se quiser aprimorar ainda mais seu perfil no Google Meu negócio, recomendamos consultar uma agência especializada em SEO.

Publicado em SEO

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