Divisão de tarefas no casamento

Quem é que não gosta de viver num lugar limpo e bem organizado? Difícil encontrar alguém que não faça questão disso. Porém, muitas vezes não são todas as pessoas que moram na mesma casa que contribuem de forma igual para que isso aconteça e funcione.

Um dos maiores motivos para as brigas conjugais acontecerem é a divisão injusta dos trabalhos domésticos. Esse problema é o quinto numa lista que causas de términos e desavenças entre os casais aqui no Brasil, segundo uma pesquisa que foi realizada pelo Instituto do Casal.

Também foi mostrado em outro estudo pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, onde foi registrado que mulheres que possuem filhos, acabam se dedicando em média por 25,9 horas na semana em cuidado da casa, quanto os homens com filhos se dedicam apenas a 15,5 horas semanais.

O OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento também mostrou em suas pesquisas que as mulheres se dedicam e gastam tempo de 2 horas e meio no mínimo por dia com seus filhos e atividades domésticas e no caso dos homens, foram apenas 1 hora e 20 minutos.

Igualdade de gênero no casamento

Os terapeutas contam que a divisão das tarefas domesticas já teve uma melhora muito grande nos últimos anos, mas aqui no Brasil o modelo da sociedade patriarcal é muito grande e forte.

Muitos casais conseguem ter essa divisão de tarefas, como cuidar dos filhos, ir ao mercado fazer compras, lavar louça, limpar a casa, lavar e passar roupa, entre outras tarefas domesticas. É necessário sempre lembrar que construções sociais não formam família de origem.

Neste caso, o homem e a mulher não foram ensinados pela sua família de origem que é sim mais que necessário contribuir nas tarefas domesticas dentro do seu lar. Esse comportamento acaba sendo mudado e confrontado no casamento para que as relações acabem dando certo.

É necessário entender que os cuidados com os filhos e o serviço doméstico não são atribuições de gênero, mas sim comportamentos que são necessários para a construção de relacionamentos saudáveis e comportamentos esperados.

Divisão de tarefas no casamento

Como mudar isso?

Para os especialistas, é possível que um casamento tenha um modelo bem mais equilibrado referente a divisão dos trabalhos domésticos e com os cuidados das crianças, porém isso deve ser trabalho pelo casal para que seja possível descontruir o que foi criado pela sociedade e para reeducar o comportamento ideal que foi aprendido com sua família de origem.

  • É muito importante manter o diálogo, em primeiro lugar, pois muitas das vezes acontece que a mulher acaba assumindo todas as tarefas e acaba ficando totalmente sobrecarregada, sem dizer ao marido que precisa de ajuda e colaboração. Então o primeiro passo é se abrir com o parceiro e falar como seria o ideal;
  • Criar uma lista também pode ajudar muito o casal a ter controle das atividades domesticas, como lavar louça, tirar o lixo, fazer comida, fazer mercado, cuidar das crianças, entre outras tarefas. Nomeie essa lista com o nome de quem irá executa-la. No caso de a família ter crianças e adolescentes, é possível e fundamental que elas tenham consciência que terão tarefas e terão que colaborar também dentro de casa. Coloque a lista em um lugar que todos tenham acesso e que fique fácil de ver;
  • Mantenha sempre a ordem, sujou, lavou, tirou, guardou, dessa forma é possível manter a cada bem mais organizada e dessa forma reduz muito o trabalho doméstico e o casal terão mais tempo livre, pois a bagunça, sujeira e o caos atrapalham muito o convívio das pessoas.
  • Esqueça o preconceito e as crenças existentes. Homem pode lavar louça, fazer comida, trocar fralda, isso não muda nada na sua masculinidade, muito pelo contrário, fará sua parceira mais satisfeita e feliz no relacionamento. O mesmo vale para as mulheres, é possível sim trocar uma lâmpada;
  • Ter bom senso também é muito importante pois muitas vezes não é possível dividir exatamente tudo com o seu parceiro, dependendo da rotina, trabalho, carga horaria. Cada uma ajuda dentro da sua possibilidade, o importante é ajudar;
  • Outra boa dica é para os casais que não conseguem ter tempo para essas tarefas, o ideal é contratar uma diarista, fazer compras online ou pagar seguro de casa, pois dessa forma você não terá muito trabalho na sua casa e mais tempo livre.

Divisão de tarefas no casamento

 

Concluindo

A divisão das tarefas domesticas é um grande problema nas famílias, gerando sempre um grande conflito, principalmente para os casais. É muito importante manter a negociação para que tenha um relacionamento saudável.

Esse processo tirará as pessoas de sua zona de conforto e isso no início pode ser bem demorado e complexo, porém nada é impossível, ter um bom diálogo com seu parceiro e com as pessoas que moram com você é a chave para tudo.

Ter que manter a ordem, a organização e carregar sozinha uma rotina familiar não é tarefa fácil, ainda mais para quem tralha fora e tem filhos. Dar conta de tudo isso pode ser muito exaustivo e todo esse trabalho e esforço pode até mesmo gerar doenças físicas e também psicológicas.

É muito importante aprender a dividir as tarefas para que ninguém se sinta sobrecarregado. Homens, é necessário que assumam a sua posição dentro da sua casa, o homem provedor não tem mais espaço na sociedade de hoje em dia.

Mulheres deixem os homens fazer as tarefas, eles são sim capazes disso, eles podem muito bem saber estruturar, pensar e realizar as tarefas que são passadas para ele.

Essas são dicas importantes para a sua relação dentro de casa com seus familiares. Façam calendários, listas, coloquem todas as tarefas e as dividam entre todos os moradores da casa. Aponte os momentos livres que podem ser dedicados a tarefas do lar.

Cada pessoa possui uma habilidade diferente e até mesmo preferência de tarefas divergentes, utilizem essas habilidades para separar as tarefas, pois dessa forma será mais fácil para todos de realizar os serviços, sem ficar pesado para ninguém, e para mulher principalmente, não se sentir sobrecarregada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *