Como potencializar as vendas da sua loja virtual

Com o início da pandemia e a obrigação do distanciamento social, o empreendedor viu a oportunidade e necessidade de dar início ou otimizar os fluxos relacionados à presença online, investindo mais em loja virtual

Desde então, um cenário de ampla concorrência foi criado e a competitividade aumentou, exigindo inovação e posicionamento dos novos vendedores.

O ponto positivo, no entanto, é que apesar da alta concorrência aparente, existe mais oportunidade de alcançar clientes realmente qualificados para adquirirem produtos junto ao seu negócio. 

Mais ainda, ações de marketing e publicidade se tornam mais acessíveis e direcionadas, oportunizando bons resultados para marcas já reconhecidas quanto para aquelas que estão iniciando no ambiente digital.

Para que o seu e-commerce tenha sucesso, esteja você já atuando com a loja online ou caso deseje iniciar um negócio na área, algumas técnicas de marketing devem ser apreendidas, para não ficar para trás de empresas consolidadas no mercado.

Redes sociais, diálogo com o público e extrema atenção para o processo de compra são alguns dos itens que devem ser revistos ou ampliados pelo vendedor para obter sucesso nesse ambiente. 

Fique conosco neste artigo e aprenda algumas técnicas de como potencializar as vendas da sua loja virtual. 

loja virtual

Conheça a sua persona

O primeiro passo para ações efetivas é conhecer o seu cliente. Afinal, para quem você deseja vender? Quais os interesses e dores dessa pessoa? Como seu produto atende a essa necessidade?

Saber essas informações permite agregar valor a sua proposta de produto e possibilita criar ações de comunicação e marketing mais assertivas.

Para auxiliar no processo, desenhe uma persona ideal, com características como idade, estudo e uma história bem definida.

Após esse processo, você e sua equipe provavelmente já terão em mente como deve ser feita a comunicação com o seu público, quais temas mais atrativos, como os seus potenciais clientes gostam de ler os textos dos produtos e como eles reagem aos materiais. Isso será um ganho enorme para todas as etapas abaixo.

Marketplace

Escolher um marketplace, ou seja, um mercado online administrado por terceiros é uma atividade que demanda atenção, sendo uma estratégia que possibilita um rápido crescimento de vendas.

Isso porque esses shoppings onlines tendem a ter mais reconhecimento e tráfego. 

Com isso, o número de visitantes constante no site e com potencial acesso a sua marca também tende a crescer, isso sem mencionar o marketing fortalecido pela marca que cede o espaço e o sistema de checkout já conhecido e que tende a ser mais prático.

Há também a possibilidade do cliente, em uma segunda compra, ir diretamente até à sua loja, e não buscar opções no marketplace, garantindo a fidelização do consumidor. 

Para isso, pesquise bem os sites do tipo e que são interessantes para criar parcerias, hospedando suas vendas com credibilidade e segurança, sem prejudicar o fortalecimento da marca de forma independente.

Redes sociais

Se a sua ideia é tornar a sua loja reconhecida e aumentar as suas vendas, é essencial criar perfis em redes sociais como Instagram, Facebook, Tik Tok, entre outras plataformas possíveis e que possibilitem a relação com os clientes em potencial, atraindo-os para a loja.

Principalmente nas duas primeiras redes mencionadas, há a opção de alinhar a página com o link direto para a compra do produto. Dessa forma, as fotos e vídeos se transformam em verdadeiras vitrines para o cliente, otimizando as vendas.

Além disso, é preciso considerar que, não importa o perfil do cliente, ele estará presente em alguma rede social. 

Assim, o contato será frequente, fácil e marcante. Todavia, as publicações devem ser contínuas e com qualidade, repetindo as cores e valores da sua marca.

Também é válido contratar especialistas em social media e atendimento de e-commerce. 

Esses profissionais têm a habilidade de colocar estratégias de marketing bem definidas e conversar com clientes pelo bate-papo de forma mais direcionada e até persuasiva, tendo o intuito de melhorar as ações de atendimento e venda, retendo o usuário e o direcionando para efetivar a compra no site.

Otimização de sites

Lado a lado com a atuação nas redes sociais, está a otimização em SEO da loja e, caso seja possível, do blog da sua marca. 

Em outras palavras, faça com que o seu site esteja qualificado para aparecer na primeira página dos mecanismos de busca, com foco no Google e Bing.

Esse também deve ser um trabalho contínuo, com a atualização do site, colocação de palavras-chave, publicação de artigos relevantes e análise das métricas para conferir quais pontos estão indo bem e quais precisam de ajustes, entre outras tarefas para possibilitar que potenciais clientes encontrem sua loja durante uma busca na web.

Você também pode terceirizar esse processo contratando agências especializadas em otimização para sites de busca. 

Isso porque esse é um trabalho minucioso e bastante técnico, bem como de extrema relevância para manter o seu site nos primeiros resultados das pesquisas dos usuários.

Fique de olho no carrinho vazio

Essa etapa está ligada diretamente com o pagamento e efetivação das compras. 

O cliente já chegou até você, passou pelo produto, interagiu com a marca mas deixou o carrinho vazio ou o abandonou. 

Independentemente de ter sido o fechamento da janela de forma acidental, a desistência por questões de preço, check-out dificultoso, cadastro inadequado, fretes ou produto final, o potencial cliente não pode ser deixado de lado e deve ser reativado.

Para sanar esse tipo de problema, algumas ações podem ser feitas para ganhar o cliente e conquistá-lo até o final da compra. Confira algumas delas na lista abaixo:

  • Forma de pagamento fácil e compra com um clique;
  • Layout para celular com conteúdo otimizado para todos os dispositivos;
  • Checkout otimizado e design da trajetória estruturado;
  • Login social, contando com cadastro por meio de redes sociais.

Comece a vender

Depois de entender como é possível potencializar as suas vendas, chegou a hora de conquistá-las.

Aplique todo o processo acima na sua marca e acompanhe o crescimento da sua loja virtual de forma gradativa. 

Além disso, pesquise por mais técnicas de divulgação e posicionamento de marca, como campanhas ADS, e treine as equipes de atendimento para promover vendas mais qualificadas, considerando um processo simples de checkout para sua loja, ampliando o número de vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.