Publicidade

O casamento e “o grande sonho”

20 de abril de 2013

Estive num workshop com a Vera Simão no evento Casar nesse último final de semana, e algumas palavras dessa grande consultora de casamento me fizeram novamente refletir sobre um assunto que há muito tempo venho pensando em tratar por aqui. Enfim, parece-me que ela clareou-me as ideias (que mulher incrível).

grande sonho casamento

Foto: sontichai suwanpuksin

A gente sempre fala muito em casamento como um “sonho” que se realiza ou se vai realizar, principalmente para as noivas. Isso de certa forma, pra alguns, parce que vai corroborando aquela visão de que a mulher só se completa com um homem, uma coisa meio patriarcal, meio machista. Mas a gente sabe que não é isso do que se trata aqui: falamos de histórias particulares. Das escolhas que ESSAS pessoas fizeram pras suas vidas.

Ao mesmo tempo é interessante deixar claro que o casamento pode ser o sonho de algumas mulheres, mas não de todas (é, nós não vivemos mais no século XVII). Eu nunca “sonhei” em me casar. Isso nunca fez parte dos meus sonhos. Nunca tinha me imaginado com um de noiva, no altar, com família, coisa e tal. Era meio difícil conseguir imaginar isso – talvez devido a algumas outras escolhas que eu fazia pra minha vida. Mas um dia eu conheci um cara legal, e tivemos um relacionamento legal, e quisemos ficar juntos, e cada vez mais juntos, e um dia resolvemos nos casar. E quando comecei a pesquisar as coisas pro casamento, fui descobrindo esse “universo” novo. Confesso que ele é fascinante, envolvente, sedutor… mas, também, tenho que dar um conselho a vocês: tomem bastante cuidado!

Talvez o próprio fato de algumas noivas tratarem o casamento como o “grande sonho de sua vida” causem sobre este momento (e eu digo daquele momento da celebração mesmo, não do relacionamento que vai ser construído depois) uma série de expectativas, que vai se tornando então uma neurose. Algumas vezes, quase uma competição pra ver quem vai realizar o casamento mais luxuoso, com mais lembrancinhas, com os melhores fornecedores do mercado (ou os mais caros), com mais fotos publicadas em tempo real nas redes sociais – ou depois, nos blogs de casamento… Em primeiro lugar (e como a gente sempre faz questão de dizer aqui no blog Casando com Amor), com isso vai-se perdendo o principal sentido daquele momento da celebração do casamento, que é comemorar um momento feliz de união do casal, de comemorar o amor do casal e partilhá-lo com a família, com os amigos. Em segundo lugar, depois que a festa passa, é muito fácil restar o sentimento  de frustração: afinal, a noiva se sentiu uma “princesa paparicada” por todos os profissionais do ramo por quase um ano (ou até mais), sendo o centro das atenções, e descobrindo até aquele “gosto” de “preparar uma grande festa” (talvez mais mesmo do que se preparar para viver uma vida a dois).

grande sonho casamento

Foto: Aleksey Khanykov

Por isso, eu prefiro pensar que o casamento é MAIS um sonho a ser realizado na vida dos noivos, e não “o grande sonho”. Afinal, são muitos momentos que serão vividos nessa vida! Poxa, a formatura também provavelmente foi um grande momento pra muitos de vocês! O nascimento dos filhos será mais um grande e emocionante momento para outros! Quem sabe uma pós graduação, aquela viagem internacional tão sonhada, aquele apartamento que vocês sonharam a vida inteira, e de repente até mesmo a esperada aposentadoria pode ser aquele grande momento sonhado… Tudo pode (e deveria!) ser comemorado! Celebrado! Então, vivam, sim o momento do casamento, – se vocês sonharam com ele, que ótimo, realizem-no! -, com muita plenitude e com tudo de melhor que vocês puderem dar de si mesmos (como tudo que a gente puder fazer nessa vida), mas com a devida sobriedade. Sonhem, sonhem, sonhem muito! Mas lembrem-se: não depositem seus sonhos em UM SÓ momento da vida! É muito peso pra um dia só… e que graça tem se o sonho já foi realizado? É muito melhor sonhar e realizar a vida inteira! E nunca parar de ter grandes sonhos!

Beijos!

grande sonho casamento

Foto: Andres De La Paz

 

PS: Recomendo também a leitura dos artigos “Casamento: Expectativas e Realidade” e “A vida de recém-casados“.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

por
9 Comentários

9 Comentários

  1. Renata Vaz disse:

    Nossa, Myriam! Adorei o seu texto!! Bom para dar uma refletida e ver se não estamos pensando em algo grandioso demais, fora da nossa realidade e que isso cause até momentos de frustração…
    E este não deve ser um momento de frustração e sim, de sonharmos juntos…igual você disse, pensando para a vida inteira! Um momento de alegria por estarmos preparando para um dos grandes dias que virão na vida a dois, em uma nova família!

    Obrigada pelo texto!
    Beijos, Renata Vaz.

  2. Muito bom o texto, assunto totalmente pertinente.Parabéns!

  3. Julianna Nascimento disse:

    Concordo Myriam! O casamento não é O SONHO do casal, mas apenas mais um sonho, tanto é que durante os preparativos, ou até mesmo antes, os noivos sonham com a casa própria, e após a conquista, com os filhos, viagens, enfim. O casamento é o principal sonho daquele momento em que o casal está vivendo, contudo é inevitável que nós noivas coloquemos altas expectativas com relação ao dia até chegar ao ponto em que começamos a pirar… rs.

    Beijos,
    Ju

  4. Isabella Rabello disse:

    Adorei o seu texto. Parabéns pelas sinceras palavras.

  5. Queila Lages Teixeira disse:

    E como vocês mesmo pontuam de uma forma linda:

    “Porque o importante não é só casar; é se casar com amor, é ver que há um sentido por trás de todos os detalhes. E por isso a importância de preparar tudo com personalidade, estilo e carinho.”

    Belo texto!

  6. Juliana Santos disse:

    Estava lendo todas as informações no blog, muito legal para mim este sonho não esta tão perto de realizar se, mas fico aqui saboreando a vitoria de todos vocês que conseguem alcançar o sonho do casamento

    Felicidade


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2017 - Casando em BH - by Bel Ornelas - Todos os direitos reservados