Publicidade

Tira dúvidas

Aqui nesta página você pode ler respostas das principais dúvidas sobre tudo envolvendo casamento que algumas leitoras me enviam.

Você tem alguma dúvida? Escreva pra mim! É só clicar AQUI.

Casamentos (9)

Sousplat nas mesas

“Olá meninas!!

Meu casamento vai acontecer no dia 12/4/2013, para 350 pessoas, a cerimônia vai ser em uma igreja católica (21 horas), e a festa no Casa Lagoa (22 horas) – clube da caixa. Já contratei buffet e o tipo de serviço vai ser um coquetel volante com um prato quente servido à americana. O buffet vai cuidar também da decoração, estamos definindo os últimos detalhes para fazermos o aluguel dos móveis.

Tenho algumas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem, pois o Casando com Amor e Casando em BH são minhas principais fontes de consulta:

Terei 254 lugares em mesas e lounge com 62 lugares (total 316 lugares), vocês acham que tem sentido colocar guardanapos e sousplats nos 254 lugares? Vocês vêem guardanapos e sousplats em festas de casamento com o mesmo tipo de serviço que vai ser o meu casamento?

Obrigada!
Lívia”

Ei Lívia!

Formalmente só se deve colocar sousplat quando há lugares para todos os convidados se sentarem e será servido um jantar.

Mas é verdade que hoje em dia muitas pessoas usam o sousplat como ornamento mesmo em recepções como a sua: coquetel + prato quente. Ou seja, pelas regras de etiqueta não se deve fazer isso, mas em casamentos com nem tanta formalidade isso é feito com frequência.

Se precisar de alguma coisa, estamos às ordens!

Beijos,

Bel

Não tenho crianças para o cortejo

“Olá meninas!!!

Primeiramente quero parabenizar pelo blog que eu sigo desde que comecei a planejar o meu casamento.

Eu quero uma ajuda de vocês! Me caso em Abril na Capela do Colégio Arnaldo e até agora não decidi como vai ser a minha entrada, pois eu não conheço nenhuma criança para entrar.

Daí pensei em colocar a minha irmã de 16 anos para entrar, mas não sei se é uma boa idéia! O que vocês me aconselham?

Existe algum lugar que podemos alugar criancinhas para entrar??? kkkk.

Obrigada e bjus,
Karol”

 

Oi, Karol!

O cortejo das crianças não é obrigatório. Quase todo mundo usa porque é lindo e porque a gente quer “homenagear” as crianças próximas que são importantes.
Mas se você não tem nenhuma criança próxima, simplesmente não tenha cortejo infantil! Faz muito mais sentido do que colocar uma criança que não signifique nada para vocês só para cumprir o protocolo, né?
E quanto a colocar sua irmã para entrar, acho uma ótima ideia. Como ela tem 16 anos eu te aconselho só a tomar cuidado com o traje dela. Ele não pode ser infantil para não dar a sensação de que ela está substituindo as crianças, sabe? Ela não estará substituindo ninguém, ela estará representando um papel importante na cerimônia de vocês. Seja como florista, levando a Bíblia, um terço, uma foto, não importa. Cumprindo um papel num ritual que é só seu e do seu noivo.
O importante, Karol, é que o cortejo faça sentido para você e seu noivo. Quem vai entrar são as pessoas importantes para vocês! Não se preocupe tanto com as formalidades e siga seu coração. Aposto que assim sua cerimônia vai ser muito mais especial!!!
Bjos,
Bel
obs: não se esqueça de checar na igreja onde vão se casar como são as regras para o cortejo, ok? Eles costumam ser flexíveis, mas é bom se certificar!

Traje do noivo para casamento diurno

“Olá,

minha filha homologa uma união de 5 anos no início de dezembro no Rio. 

A cerimônia será realizada às 17h, no dia 8/dez (horário de verão).

Não faremos mais a cerimônia na igreja, faremos no jardim de uma casa, estilo rústico, com um juiz de paz.

Recepção em casa num condomínio fechado em Niterói.

Ela quer o noivo e o pai da noiva com trajes informais. No seu blog vi a sugestão de calça risca de giz com tênis All Star mas com que camisa manga curta? Bata branca de manga curta? 

PARABÉNS pelo blog, é o mais completo que visitei.

abraços,

Gilce.”

Olá, Karen, oi Gilce, tudo bem?

 Então, um casamento às 17 horas, no horário de verão, já é um casamento quase ao anoitecer (principalmente se houver atraso).

 Os ternos muito claros ficam melhor em casamentos diurnos, pela manhã, ou na praia, aliás,as batas se adequam melhor principalmente na praia.

 Para clicar um clima informal neste tipo de horário, já que é um casamento em casa, mais aconchegante, o noivo e os padrinhos podem usar:

 1) costume sem gravata (calça, camisa, paletó). e apenas as flores de lapelas.

2) terno sem paletó (calça, camisa, colete e uma gravata colorida ou borboleta) (pode substituir o colete por suspensórios também, também fica divertido, informal).

3) Sapato ou tênis all star (lembrando que os noivos precisam “sustentar” esse estilo, pois daqui a alguns ano, quando olharem o álbum de casamento, podem se deparar com algo que pode ser modismo de época. Então, tem que ser algo que eles realmente se identifiquem.)

 As cores: camisa branca sempre cai bem. As gravatas coloridas podem dar um ar mais informal e aconchegante. O costume ou terno cinza, grafite e azul combinam com o horário e não são tão pesados ainda.

 Acho essas opções melhor que uma camisa de manga curta, pois fica informal e ao mesmo tempo ainda fica elegante para a ocasião.

 Espero ter ajudado!

 Um abraço,

 Atenciosamente,

 Myriam Letícia

Sapatos coloridos

Ontem comprei o meu encantador vestido de noiva: um PRONOVIAS! Estou muitoooo feliz!! Comprei de uma noiva muito simpática pelo classinoivas de vocês! 

Eu gostaria de saber se ele comporta um sapato diferente, pelo fato do vestido ser todo de renda…

Meu noivo viu um álbum em que a noiva usava um sapato estampado e achou muito legal… Daí gostaria de usar algo diferente também, mas não sei o vestido aceitaria por ser muito clássico.

Obrigada!

Um grande abraço,

Luana

—-

Bom, Larissa, acho que depende. Se o seu casamento será mais tradicional (na Igreja, à noite, por exemplo) eu acho que você deve optar por um look mais formal = sapato branco. Se o casamento for de dia, em local aberto, ou seja, mais informal, você pode ousar um pouco mais no traje.

Eu confesso que tenho um pouco de medo de ousar muito no traje de casamento porque no futuro você pode olhar as fotos e se arrepender. O sapato colorido é legal, está na moda. Mas e depois, quando essa moda vai passar? Será que você não vai se arrepender dessa escolha? Se sim, siga o caminho mais seguro. Se não, ouse conforme desejar!!

Outra saída é optar por usar um sapato branco na cerimônia e o floral na recepção. Ou ainda, usar o floral na sessão de fotos externas.

Bjos,

Bel

Orçamento e festa

“Prezadas, boa tarde!
Achei mega interessante e objetivo esse blog. Parabéns!
Gostaria de uma ajuda… Fiquei noiva e vou casar ano que vem. E a primeira dúvida que surge: festa ou não? Pensei de inicio realizar uma cerimonia em uma igreja que tivesse um espaço e servir somente bolo com champanhe e doces para receber os cumprimentos. No dia posterior iria realizar um encontro( ainda não sei, almoço, churrasco…)somente com familia e padrinhos! Mas quando vejo os lugares para festas com suas respectivas decorações meu coraçãoacelera, rsrsrs! Vocês tem a noção de quanto ficaria uma festa bacana mas não muito luxuosa? Não iria precisar de banda, pois já tenho. Aguardo ansiosamente uma devolutiva!
Abraços.

Lorraine Novy Dias”

Ei Lorraine!!

Obrigada, que bom que gostou do blog!
É muito difícil a gente falar em valores porque a variação é muuito grande. Fotografia por exemplo, você vai encontrar uma variação de mais 100% nos preços praticados.
Sugiro que você comece e a definir quais são as suas prioridades, comece a pedir uns orçamentos nos fornecedores que gostar para ter uma ideia de preço e assim vá montando seu check list.
Um bom cerimonial pode te ajudar a traçar uma meta do quanto você pode gastar e realizar a sua festa dentro daquele orçamento, por exemplo.
Avalie cada ítem com cuidado procurando alternativas, pesquisando bastante e tenho certeza que você consegue realizar um evento charmoso com qualquer quantia.
Já viu um post que falamos sobre a recepção bolo com champagne? http://casandoembh.com.br/bolo-com-champanhe/.
Tem também um que falamos sobre mini wedding que pode te interessar: http://casandoembh.com.br/mini-wedding/
No que precisar conte conosco!!
Bjos,
Bel

Sobre Bolo com Champanhe

“Boa Tarde,

Vou me casar ano que vem ( 2014), estou com muitas dúvidas.
Não quero fazer uma festa de arromba, mas também não quero que passe em branco. 
A cerimônia sera a noite, na igreja tem um salão de festas. Estou pensando em fazer a recepção lá, o que vcs acham?
Pensei na opção de bolo com champagne, mas aí esta minha duvida… esse tipo de festa posso colocar algumas entradas salgadas? Pode durar mais ou menos 4 horas? e a ultima pergunta, se pode ser feita para 300 convidados….

aguardo retorno,

Priscila”

—-

Ei Priscila!!

Já viu o post que escrevemos sobre o bolo com champagne? Acho que pode te ajudar: http://casandocomamor.com.br/bolo-com-champanhe/
Como você vai fazer uma recepção menor é até recomendável que seja no próprio salão da igreja pois assim os convidados não precisarão se deslocar muito.
Você pode colocar algumas coisas salgadas sim. Canapés, por exemplo.
A quantidade de convidados é indiferente, pode ser para 300 pessoas sim.

Quanto à duração eu acho que você deveria pensar numa coisa menor. Mesmo porque num formato como este, não se colocam mesas e cadeiras para todas as pessoas se assentarem. A ideia é que os convidados circulem, se cumprimentem, cumprimentem os noivos e pronto. Se ela durar mais tempo eles podem ficar com a sensação de que está faltando alguma coisa, sabe? E também se cansarem. Além disso, com mesas e cadeiras, os convidados “esperam” uma festa maior, o que não é a idéia do coquetel ou bolo com champagne. Você pode disponibilizar pufes e apoios, por exemplo. 
O tempo deve ser o suficiente para vocês tirarem as fotos, cumprimentarem todo mundo e cortarem o bolo. No máximo 3 horas acho que é um tempo bom. 

Se precisar de alguma coisa, estamos às ordens!

Bjos,
Bel

Convidar ou não os clientes do trabalho?

“Olá, Adorei o site, estou aproveitando muitas dicas!
Vou me casar e quero fazer apenas um jantar para os padrinhos, familiares e amigos mais próximos. A questão é que tenho uma estética e muitas clientes, e queria convidá-las para o casamento, mais o jantar prefiro que seja mais restrito, eu sei que algumas não vão nem no casamento mais tem as que eu tenho certeza que vão, e tem algumas que eu sou mais próximas e quero que vão no jantar… Não sei o que falar e nem como agir nessa situação…rsrs O que eu faço nessa situação?rs
Bjks

Lorrayne Beatriz”

Oi Lorrayne, tudo bem?

Realmente é meio complicado convidar para o casamento e não convidar para o jantar que você está oferecendo, ainda mais se ele acontecer logo após o casamento. Sei que quer ser delicada com suas clientes, mas você tem que estabelecer o que quer realmente para o seu casamento: algo íntimo ou não? Se for, não é necessário convidá-las e não se preocupe, isso não será falta de educação. Todos entenderão que você fará algo íntimo. Aquelas que você é mais próxima e você quer que vá no jantar, você pode convidá-las então, mas não precisa convidar todas só por protocolo, para não precisar passar pela indelicadeza de não chamá-las para o jantar também. Ok?

Um beijo! E espero que tenha um lindo dia!!

Se quiser tirar mais dúvidas a respeito da lista de convidados, leia este post aqui: a lista de convidados

Myriam.

Caso agora ou numa data significativa daqui a 1 ano?

“Olá! Meu marido e eu moramos juntos a oito anos e agora ele resolveu regularizar tudo, com direito a festa e tudo.
gostaria de uma opinião em relação a data, pois nós dois gostamos de 15/07/13 apesar de estar muito perto, porém dia 12/12/2014 faremos 10 anos juntos, acho que seria uma data marcante casar no dia que comemoramos 10 anos morando juntos. oque acham? Me ajudem.”

FrufruOi Kelly! Na verdade a escolha da data, além de vocês poderem escolher uma data significativa, vocês tem que pensar quando realmente vocês querem e podem firmar essa compromisso, pensando em todos os fatores: social, financeiro, familiar, e do relacionamento íntimo de vocês. Vocês têm que, principalmente, estarem seguros da data que vocês escolheram, pra que não achem nem muito perto, nem muito longe. A distância das duas datas que você relatou é bem longe uma da outra (mais de um ano e meio), o que dá a entender que parece que vocês ainda não decidiram quando realmente pretendem firmar esse compromisso, ou quando podem fazer isso. Sugiro que conversem, pensem a respeito, busquem juntos uma solução. Alguns casais preferem casar mais rápido, outros preferem esperar mais tempo e juntar mais grana, por exemplo, para fazer uma festa maior. Isso é bem pessoal e depende da realidade de cada um, para alguns nem se aplica. E quando finalmente tiverem encontrado a resposta (por exemplo: daqui a 6 meses, daqui a 1 ano, daqui a 2 anos, ou daqui a 1 mês), aí vocês podem resolver a data certinha. Se puder então ser uma data significativa, melhor ainda. Beijo grande! Myriam.

Preocupação com a chuva e quantidade de padrinhos ideal

“Boa noite..

O que acham da data 15/03/2014? A unica preocupação é chuva!! Não gostaria que estivesse chovendo =[

Quantos padrinhos acham o ideal para o casamento?

Beijos, Patricia. “

FrufruOi Patricia!

Tudo bem?

Com relação à data, não tem como prevermos a chuva, mas tem como sabermos as probabilidades que alguns meses possam chover mais provavelmente ou menos provavelmente do que outros. As “águas de março” são famosas, claro que depende de cada região (verifique se na sua cidade é comum chover sempre nessa época). Se for o caso, é melhor não confiar na sorte e prepare-se de todas as formas para que, se houver chuva, você e seus convidados estejam protegidos e prevenidos, ok? Por exemplo: se for casar num espaço aberto, lembre-se de providenciar tenda, cobertura, etc. Peça ao cerimonial (ou manobristas) para levarem guarda-chuvas para acompanharem as pessoas aos seus carros na saída da festa. E por aí vai…

Com relação aos padrinhos, não tem um número “ideal”. Se a cerimônia for na igreja, verifique se não há regras que especifiquem número limite de padrinhos. Caso haja muitos padrinhos, avise seu celebrante, pois isso costuma prolongar muito a cerimônia, já que toma muito tempo da entrada. Porém, convidar muitos padrinhos pode tirar o caráter “especial” que cada um recebe por ser padrinho. Acho que ler esse post pode te ajudar: http://casandocomamor.com.br/como-escolher-padrinhos-casamento/

Beijos! Myriam.

 




Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2017 - Casando em BH - by Bel Ornelas - Todos os direitos reservados