Publicidade

Como escolher os padrinhos do seu casamento

26 de setembro de 2012

Um dos momentos mais críticos dos preparativos é a hora de escolher os padrinhos. A gente sempre se perde, não sabe quantas pessoas convidar, de quais núcleos, se “podemos” separar casais ou não, se chamamos os irmãos, enfim…

Vamos tentar esclarecer alguns pontos:

1) Para que servem os padrinhos? Não, não é para dar presente caro, rsrs. Brincadeiras à parte, os padrinhos são pessoas especialíssimas na vida do casal. Pessoas próximas que acompanham o dia a dia, torcem e acreditam na felicidade dos dois. Não vale convidar só pra fazer média com parentes e amigos e nem para homenagear pessoas. Os padrinhos serão aqueles que vão acompanhar a vida de vocês e se comprometerão a estar sempre por perto para orientá-los no seguimento da vida a dois. Sejam criteriosos na escolha.

madrinhas

2) Quantos padrinhos podemos convidar? Nas cidades onde os padrinhos ficam no altar na hora da cerimônia isso deve ser levado em conta – quantos casais cabem? Fora isso não há um número ideal. Mas como a ideia é que os padrinhos sejam pessoas bem próximas esse número costuma ser pequeno. Você pode convidar muitos padrinhos mas lembre-se que o caráter de privilégio que permeia essa escolha deixa de existir quando se tem pessoas demais. Uma boa dica é convidar um casal para representar cada núcleo (faculdade, trabalho, etc). Ah! E se vocês passarem pela saia justa de alguém se auto-convidar para ser padrinho ou madrinha, podem sempre agradecer o carinho e negar gentilmente, dizendo que têm um número limitado de pessoas para essa função e que as mesmas já foram convidadas.

padrinhos

3) Posso “separar” casais? Não faz o menor sentido convidar a namorada recente do seu irmão, com dois meses de namoro. Pelas formalidades, casais de namorados podem ser separados, mas casais casados não. Use seu bom senso (como sempre).

madrinhas

4) Nossos irmãos são padrinhos obrigatoriamente? Não. Essa é uma escolha muito pessoal. Como padrinhos ou não os irmãos dos noivos (em geral) já têm um papel especial na vida do casal. Esse privilégio já é natural. Mas muitos fazem questão da presença deles como padrinhos também. Na minha opinião o importante é conversar com eles, gerenciar as expectativas (eles geralmente já tem certeza que serão padrinhos) e optar pelo que funciona melhor para todo mundo.

padrinhos

5) Nossos padrinhos não se conhecem. Isso pode ser chato, principalmente se você for “unir'” no cortejo um casal que não se conhece. Para minimizar isso, promova encontros entre os padrinhos antes do casamento. Como eles são pessoas próximas a vocês, é bom que elas interajam, se conheçam, se relacionem.

madrinhas

Cuidem para que os seus padrinhos entendam o porquê de terem sido convidados, para que valorizem o convite e entendam seu papel na vida de vocês e não só no dia do casamento.

padrinhos

E um recado para os padrinhos: além do papel principal e fundamental na vida do casal do casamento em diante, vocês também têm o papel de estar ao lado da noiva e do noivo nos preparativos do evento:  ajudando a preparar o chá bar, de lingerie ou chá de panela, as despedidas de solteiros, organizando listas, ajudando na escolha dos fornecedores, estando por perto simplesmente, e no dia da cerimônia ficando ao lado do noivo e da noiva durante aquele dia, mostrando-se disponível e atento às necessidades dos dois.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

por
53 Comentários

53 Comentários

  1. Adorei Bel, esse post esclareceu muitas das minhas dúvida. Tem hora em que você é convidada como madrinha, mas parece no fundo que estão te colocando numa sinuca de bico.

    ;]

  2. Glauce Ignez disse:

    Nossa… muito bom mesmo (como sempre..rs)!

  3. Cynthia disse:

    Na igreja que irei casar são apenas 5 padrinhos para cada lado!
    Gostaria de chamar meu primo e a minha prima, mas eles são casados e não tenho como colocar 6 casais. o que eu faço? Ahhh eles são casados.
    Obrigada.

    • Bel disse:

      Cynthia, acho que nesse caso vale a pena conversar com eles e esclarecer a situação. Deixar que eles ajudem vocês a resolver. Ou vão os dois sem os conjuges ou só vai um deles representando o outro. Abrir o jogo é a melhor opção, na minha opinião!! Bjo!

  4. Renata disse:

    Ameei meninas. Simplesmente esclareceu muita coisa em dúvida até o momento. Obrigada! =D

  5. Parabéns pelo post! Esse é um dos posts mais importantes que já li!!!

  6. Elisa disse:

    Meninas, que post excelente!!! Tao dificil escolher esses padrinhos, se eu deixar terei mais padrinhos que convidados, ai deixa de ser especial, como vcs pontuaram… Havia tido a ideia do um casal por nucleo tb… Sera que o pessoal entende hein??? Rs!! Bjim!

    http://meucasamentoembh.blogspot.com.br/

  7. Thais Thorlone disse:

    Sensacional esse post, é bastante esclarecedor, me tirou mtas duvidas! parabens!!!

  8. Jennifer disse:

    Adorei as dicas… parabéns… realmente muito importante a noiva e o noivo saberem tudo sobre a cerimônia… afinal, é o dia mais importante de toda mulher não?! rs
    Gostaria de deixar o site da loja de vestidos de noiva em que trabalho também: http://www.talentonoivas.com.br/
    Quando puderem, deem uma olhadinha lá, garanto que vão gostar! =)

    Beijos,
    Jennifer

  9. Isabelle Muniz disse:

    Olá meninas !
    Em relação ao convite de Padrinhos e Madrinhas , quero deixar um comentário…. Recentemente o irmão do meu namorado (quase noivo )namoramos á 5 anos , se casou , e chamaram ele , mas não me convidaram junto com ele , e nem tiveram o trabalho de conversar alguma coisa comigo , explicar o porque de tal ato que me magoou demais . Pois a 5 anos estamos sempre juntos , e sem mais nem para conversar comigo , conversar para eu entender o motivo deles. Pois bem , disseram ao meu namorado que eles ja tinham escolhido os pares ! E eu fiquei de fora assim brutalmente sem continuar a entender , pois não sou uma namoradinha de 2 ou 3 meses !! Namoramos a 5 anos e tínhamos um convívio bom. ! Então desde o acontecido , eu não perguntei mais nada e sai totalmente da vida do casal decidido. Não quero chamá-la para ser umas de minhas madrinhas, já que o irmão não terá jeito, ele sim entrará com outra pessoa .Então pergunto para voces … Estou errada , ou vcs concordam que esse ato foi indelicado,eles não precisam me admirar u gostar de mim , mas pelo menos se mancar em falar comigo , fiquei muito sentida pois considerava os dois , mas depois disto, perdi totalmente qualquer sentimento e aproximação , e foi totalmente uma falta de respeito ou consideração comigo .

    Cada vez que entro para ver as novidades eu me delicio com o amor desse trabalho e a utilidade que voces tem nesse momento tão importantes de nossas vidas !

    Parabéns pelo lindo trabalho meninas !

    Um abraço e beijos á todas !

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Isabelle! Obrigada pelo carinho conosco e com o blog! Muito bom receber esse feedback de vocês, leitoras!
      Com relação à sua situação, realmente foi uma situação bem delicada, eles realmente podiam ter dado uma explicação pra você, conversado pessoalmente e explicado que já tinham escolhido os pares, etc.
      Mas eu também acho que não se devolve uma indelicadeza com outra. Como eles já serão casados, se você for chamar algum deles para padrinho ou madrinha, diz a etiqueta que o casal casado deve estar sempre junto no altar.
      Entendo perfeitamente que você está magoada, e com razão, mas se ainda assim quer convidá-los, acho que poderia retribuir com um gesto de delicadeza e simpatia e mostrar que você é superior a tudo isso! ;) Talvez você toque mais eles desse modo, do que com hostilidade. ;)
      De toda forma, lembre-se sempre de escutar aquilo que diz seu coração!
      Um beijo! Boa sorte! Myriam.

  10. daniele roverotto disse:

    Oláaa…
    Primeiramente, quero dizer que adoro o blog, me ajuda demais!
    Estou com várias situações para a escolha dos meu padrinhos…
    Penso assim, eu quero que os meus escolhidos sejam pessoas que fizeram parte da minha vida antes e depois do namoro e que representam demais na minha vida.
    Na minha igreja é permitido 4 casais no altar + os pais (de cada lado), até aí ok, algumas pessoas julgam que não há necessidade de ter padrinhos de casamento civil, como tenho muitas pessoas queridas e quero sim que façam parte deste momento comigo eu iria escolher mais 4 casais de cada lado para fazer parte deste momento tbm, é como muitos aqui fazem…Não vejo o pq não, inclusive fui madrinha de uma casamento que a noiva minha amiga fez assim, e fiquei muitooo feliz por ter feito parte deste momento e ter sido escolhida.
    Gostaria da opinião de vocês, vocês acham muita coisa? Como tratar essa situação? Pois algumas pessoas falam assim: isso é ridículo, só pra ganhar presentes! Para mim é muito pelo contrario, não tenho essa intenção e sim que as pessoas importantes façam parte e se sintam especiais com essas escolha que vou fazer, apenas quero seguir o meu coração.

    Outra coisa que não sei com agir:
    Já tenho os meus escolhidos com quanto tempo antes do casamento é legal convida-los? Teve duas amigas que não contive a ansiedade e falei que elas seriam minhas madrinhas, fiz mal? Deveria esperar mais? Sei que tem varias maneiras de fazer o convite e uma das formas é fazendo surpresa.
    Há pessoas que julgam em relação a isso, na hora certa saberão, não é o momento…
    O que fazer nessa situação?

    Bom é isso,

    Beijos e Parabéns pelos blog meninas!

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Daniele, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho!

      suas dúvidas são muito pertinentes. Vamos lá.

      Com relação à quantidade de padrinhos, deixa eu ver se entendi: você iria escolher 4 casais de padrinhos de cada lado para serem seus padrinhos na igreja, e 4 casais de padrinhos de cada lado para serem padrinhos no civil? Com relação à igreja, ok, se é a quantidade que a igreja permite no altar, acho que você deve respeitar. Com relação ao casamento civil, não sei como será comemorado, nem como será celebrado, se terá um ritual, enfim… Mas quem deve julgar a necessidade e o significado disto é você. Particularmente, eu acho um número grande para um casamento civil, especialmente se ele for feito num cartório comum, que costuma ser pequeno e rápido, nada muito formal… Se fosse eu (mas repito, isso é bem pessoal) eu escolheria apenas um casal de padrinhos de cada lado para o casamento civil.

      Com relação aos convites para os padrinhos, o ideal é avisar a eles com mais antecedência do que os outros convidados. Com os convites aos demais convidados geralmente entrega-se cerca de 2 meses antes da celebração, o ideal seria convidar os padrinhos de 3 a 6 meses antes da festa (a depender da sua realidade e dos seus padrinhos). Mais tempo do que isso realmente não é necessário e nem recomendável fazer.
      Realmente os padrinhos precisam ser convidados de maneira especial, mas não é necessário presentes grandiosos para fazê-lo. Um cartão especial, ou mesmo um cartão anexo no convite normal do casamento já demonstra um carinho. Alguns noivos também gostam de oferecer um jantar para os padrinhos, mas isso depende da realidade de cada casal.

      Beijos!

      • daniele roverotto disse:

        Oi Meninas….
        Bom, vamos lá!

        Sobre os padrinhos é isso mesmo…

        Aqui se costuma fazer assim com os padrinhos do civil:
        Temos o Celebração Religiosa na igreja e depois seguimos para a Festa, na festa ocorre o Casamento Civil (contratamos um juiz de paz), é aí que entra os padrinhos do civil, assinando o livro de testemunhas, neste momento todos assistem (padrinhos religioso e convidados) como no Religioso!
        Contudo a intenção é prestigiar os padrinhos, assim faremos esse “ritual” depois de tudo tem a comemoração com todos os padrinhos tem o brinde, a dança e começa a festa, apresentando um book do casal com os convidados e abrimos a pista de dança!

        Quanto aos convites dos padrinhos é isso mesmo que pensei, avisar com antecedência, uns 6 meses antes e fazendo um convite especial, não sei ainda como.

        Obrigada pela ajuda!

        Adoro o blog, sucesso sempre! bjs

  11. Virginia disse:

    Olá… Estou adorando o site!! Dicas ótimas…

    Tenho uma amiga solteira que será madrinha, mas não consigo achar um par para ela. Não queria convidar só por convidar, sem que o rapaz faça algum sentido, só para “fazer par” com ela! Então eu queria saber se posso “encaixá-la” em outro casal (que não são casados) e entrar os três na cerimônia. Ou teria outra sugestão??

    • Ingryd disse:

      Olá, meninas. Tudo bem?
      Estou adorando o site, muito bom, está me ajudando muito!

      Virgina, estou passando pela mesma situação que você. Quero convidar uma amiga muito querida para ser madrinha e um amigo do noivo (e meu também) para padrinho, mas ambos são solteiros. No começo, pensei em convidá-los para entrarem juntos.
      Mas depois de muito tempo pensando como faria para que os dois se conhecessem antes do convite, decidi que cada um terá um papel especial, mas sozinhos mesmo.
      Fomos inspirados pelos casamentos americanos: ela será minha maid of honor e ele, o best man. Além deles, teremos apenas mais dois casais, um de cada lado, já que queremos algo mais intimista e com a nossa cara.
      É isso. Espero que dê tudo certo no seu casório!

      Parabéns Myriam e Bel pelo lindo site e muito obrigada pelas dicas!

      Um beijo a todas :*

  12. Karina disse:

    Olá… Tenho uma duvida e nao acho resposta… rs Eu tenho 9 casais de padrinhos para convidar e meu noivo tem apenas 3… Se chamar todos fica 6 casais de cada lado no altar… Nao tem problema colocar do lado dele padrinhos meus???!!! nao sei o que devo fazer….

  13. jucy disse:

    Meu marido foi convidado para ser padrinho de uma amiga dele junto com a ex dele, ela porsua vez não aceitou e a noiva convidou a irmã drla pra fazer par com ele, ate ai achei normal uma vez que não conheço a noiva, porem quando cheguei no casamento descobrir q tinha outra casal de padrinhos no qual a noiva não conhecia a esposa fiquei chateada por ter sido a unica q não acompanhou o marido foi de convidada tenho razão de estar chateada? ???

  14. Ana Paula disse:

    Olá, tenho um casal de amigos, que são irmãos. Gostaria muito que eles fossem meus padrinhos de casamento. Ambos já namoram (não são casados) há mais de um ano com seus respectivos. Seria deselegante deixar os namorados de fora e pedir que eles formassem um casal de padrinhos? Somos amigos há mais de 20 anos e são aqueles que faço questão com todas as letras em caixa alta.

    • Bel disse:

      Ei Ana Paula! O ideal é realmente não “separar” casais para evitar desconfortos mas é claro que também não faz sentido convidar uma pessoa que não tem a ver com você só para cumprir protocolo. Eu sugiro que vc converse com os irmãos e veja a opinião deles sobre o assunto. Pode ser que eles ( e seus cônjuges) não se incomodem! Abs.

  15. Caroline Alves disse:

    Eu e meu noivo (ná época namorados) fomos convidados para ser padrinhos do casamento da irmã dele, o que foi uma surpresa pois apesar do laço familiar não éramos próximos ao casal e tínhamos até algumas diferenças, mas enfim aceitamos. Agora é a nossa vez de casar, mas não pensamos em chamá-los para serem nossos padrinhos, a relação de afinidade entre nós melhorou em 100%, mas mesmo assim não pensamos neles como padrinhos, assim como meus irmãos também não serão (vamos dar outra missão aos irmãos no nosso dia) rs mas sinceramente acho que esse casal tem grande expectativa de serem chamados. Estava tranquila, mas agora que os convites começaram a ser feitos estou pensativa. Fica chato?

  16. Ninfa Martins disse:

    Posso convidar meus avós como padrinhos?

  17. Jane disse:

    Gostei muito do site e das dicas, vou me casar daqui um ano e meio, mes que vem é meu noivado e ainda não sei direito como fazer, se chamo apenas os nossos padrinhos e se chamo os jovens da nossa igreja a qual sou líder deles, e outra estávamos fazendo a lista de padrinho e deu 20 padrinhos, pois tenho muitos tios, e fiquei preocupada se não chamar um ou outro se vão ficar chateado.
    Enfim não consegui escolher ainda o padrinho do civil, e se 20 padrinhos são muitos ;/
    Me ajudem RS..

  18. Danny disse:

    Olá,

    Vou convidar uma pessoa para madrinha de casamento religioso e a mesma esta com a mão imobilizada por conta
    de uma cirurgia, impedindo de assinar o livro de testemunha
    no dia do casamento.
    O que acontece? Ela pode assinar após algum tempo ou alguém pode assinar por ela?
    Obrigada.

    • Bel disse:

      Ei Danny! Verifique junto a igreja onde você vai se casar que eles vão te explicar os procedimentos específicos de lá, ok? Isso varia muito de uma para outra. Bjos.

  19. Julia Espindola disse:

    Olá,

    Vou me casar e tenho 3 madrinhas uma é casada e seu marido vai ser o padrinho, as outras duas sao solteiras, uma das solteiras vai entrar na igreja com meu irmão, a outra ainda nao tenho par para colocar com ela, como faço nessa situação?? Eu até pensei em um amigo meu que esta noivo e nao tenho muito contato com a noiva dele, poderia pedir para ele fazer par com a amiga solteira ou seria deselegante?? em ultimo caso essa amiga poderia entrar sozinha na igreja??

    Aguardo resposta,

    Obrigada

    • Bel disse:

      Olá Julia!
      O ideal seria você encontrar um amigo/parente solteiro que pudesse entrar com ela. Mas se não há, a minha sugestão é que você converse com seu amigo e/ou com a sua amiga para ver o que eles pensam do assunto e como se sentirão mais confortáveis ;)
      Bjos!

  20. Paula RJ disse:

    Já estou com os padrinhos escolhidos, dentre eles 2 amigas solteiras…. eu e meu noivo não temos nenhum amigo solteiro p/ colocar p/ entrar junto. E acho q se for p/ entrar junto so p/ fazer par acaba totalmente o sentido de padrinho de casamento.
    Elas não ligam de entrar sozinhas. Posso deixá-las entrar sozinhas?

    • Bel disse:

      Ei Paula!
      Se elas e vocês não se importam, claro que pode!
      Afinal de contas, a entrada do cortejo é só uma coreografia, o que importa mesmo é a relação entre vocês e a razão para elas terem sido escolhidas ;)
      Bjos.

  21. Deise disse:

    Olá, parabéns pelo blog!
    Gostaria de uma ajuda… Combinei com minhas madrinhas que elas iriam usar uma única cor mas cada uma escolheria o tom de azul que mais agradasse é assim formaríamos um degradê…
    Minha cunhada comprou um vestido bege mesmo depois de combinarmos e agora não sei o que fazer =\ não quero confusão, mas penso que era uma coisa resolvida e que agora faltando 1 mês pro casamento não tinha motivo pra mais esse problema…
    Obrigada

    • Bel disse:

      Nossa Deise… que situação desagradável…
      Eu acho que a melhor saída sempre é o diálogo. Sugiro que converse com sua cunhada para que juntas encontrem a melhor solução para o problema.
      Espero, de coração, que dê certo!

  22. Débora Ortolani disse:

    Boa Tarde ..dúvida que me mata..rs

    1- Quando resolvi me casar minha amiga não estava namorando e ia convida-la para madrinha, preciso convidar o namorado de 1 mês?

    2 – Gostaria de convidar algumas pessoas do serviço que são casadas, preciso convidar os maridos e/ou esposas?

    Obriigada pela ajuda

  23. Fernanda disse:

    Boa noite,
    Fui escolhida para ser madrinha apenas do covil, a pessoa vao casar ma igreja, existe isto? Obrigada!

  24. Ana Luiza Araújo disse:

    Olá Bel, sua liinda!! Gostaria de saber se é deselegante ou muito estranho os padrinhos entrarem sozinhos na igreja, (primeiro só as mulheres e depois os homens)? E por exemplo tenho uma pessoa muuito importante que gostaria de convidar para ser padrinho e ele é casado, porém não conheço a esposa, poderia (se os padrinhos fossem entrar sozinhos) chamá-lo apenas?

  25. maria disse:

    A sobrinha do meu marido vai oficializar a união estável (11 anos). Só ele foi chamado para padrinho. Somos casados há 32 anos, portanto não uma desconhecida na família de meu marido. Qual sua opinião?

    • Bel disse:

      Ei Maria!
      Realmente não é o usual, mas acho difícil opinar porque muitos fatores são levados em conta pelo casal para definir os padrinhos. Que tal perguntar diretamente para a sobrinha do marido e comentar com ela que ficou chateada com a escolha? Acredito que um papo de coração aberto, com boas intenções e sincero pode ajudar a resolver esses probleminhas familiares para que não fique mal entendido entre vocês. Abraços!

  26. Laura disse:

    Olá!! Que blog lindo!!
    No fim de ano irei casar, e eu e meu noivo já começamos a decidir os padrinhos, pois as organizações já começaram, e eu queria saber se eu posso colocar uma amiga minha e namorado dela, que estão prestes a noivar.
    Detalhe: Ela é amiga minha desde pequena e o namorado (quase noivo) dele é amigo meu e de meu noivo. E nós gostamos muito deles.
    Tem problema colocar pessoas que não são casadas como padrinhos??
    Desde já obrigada
    Beijinhoooos

  27. elias disse:

    posso convitar o filho do meu noivo pra ser padrinho

  28. Nanda disse:

    Olá Bel, faltando 4 meses para o casamento de uma das minhas melhores amigas, ela me diz que não tem par para mim, e não sabe o que fazer. O casamento está marcado há mais de um ano, e ela me considera como uma das melhores amigas dela também. Mas essa situação está me deixando tão triste… achei falta de consideração dela me convidar desde o início, e agora eu ficar nessa situação, sem um par. Ela diz que me escolheu como madrinha, mas não tem par para mim. O noivo dela não quer colocar como padrinho o amigo solteiro. Ela diz que não tem mais ninguém para colocar. Poxa, que situação super desagradável.
    Só queria desabafar… ela não disse que me desconvidaria, mas também não arruma nenhuma solução. Estou tão triste que desde que ela me mandou essa mensagem não paro de chorar. Ela é uma das poucas amigas que tenho.
    Obrigada por me ouvirem…

  29. sandra azevedo disse:

    olá…quero convidar para padrinhos do casamento religioso, meu filho e minha mãe que é viúva…posso? tb gostaria de entrar na igreja com meu filho (padrinho)…a daminha (que levará as alianças) será a filha do noivo…nesses casos, qual seria a ordem de entrada na igreja, para a cerimônia? agradeço muitíssimo se for possível tirar a dúvida…

    • Bel disse:

      Oi Sandra!
      Pode sim! O cortejo pode ser montado por você da forma que achar melhor!
      É claro que será necessário verificar com a Igreja para ver se há alguma restrição, né?
      Mas fora isso, monte a entrada da forma que preferir, não tem problema nenhum ;)
      Beijos.

  30. ana paula oliveira mello disse:

    vou me casar dia 20 de agosto 2016 mais com uma duvidas sobre padrinhos no cartorio meus padrinho são dois casal do meu noivo tbm são dois mais fiquei sabendo no cartorio que só pode ser dois no cartorio ñ pode mudar esta regras não sei oque fazer

  31. Juliano Oliveira disse:

    A minha namorada foi chamada pra ser madrinha de um casamento mas ela nem sabe quem sera o padrinho. Ja namoramos a quase 2 anos. Eu nao acho certo isso. Se o padrinho ou madrinha tem companheiro deve ser o companheiro. Devo aceitar isso na boa?

  32. Leticia Jacobem disse:

    Ola , adorei as dicas..
    Entao, serei madrinha de um casamento juntamente com o meu noivo. O noivo é meu amigo de infancia e assim , achou qe seria sensato convidar a mim e ao meu noivo tambem para nao gerar ressentimentos ou futuras chateacoes. Como a noite é de uma religiao e o noivo de outra, foi feito o casamento no civil com Um casal de padrinhos, Vai ter uma bençao na igreja catolica onde as testemunhas serao eu e o meu noivo e tambem tera o casamento na igreja presbiteriana onde tera um numero maior de padrinhos e madrinhas …. Foi uma maneira onde o casal encontrou de nenhum mudar para a religiao do outro e tambem ter por perto as pessoas mais queridas e significaticas da uniao deles.. Talves meu depoimento ajude noivinhas em crise assim como eu.. rsrs Um beijo

  33. Nathiel disse:

    Oiiiiii. Quero saber se meu Avô pode ser meu padrinho.????
    E pode juntar com minha mae q vai ser minha madrinha ??? Pode fazer isso. Pq minha mae nao é. Casa e nem meu avô. E pode fazer isso ????


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2017 - Casando em BH - by Bel Ornelas - Todos os direitos reservados