Publicidade

Como escolher o local da sua festa

3 de abril de 2013

Hoje vamos dar algumas dicas sobre como escolher o local da sua festa de casamento. Algumas questões são muito importantes que os noivos observem no momento em que forem escolher o local e devem ser consideradas. Antes de mais nada já deixamos claro em nosso check list que indicamos sempre a contratação de um bom cerimonial antes de iniciar qualquer processo de escolha de um fornecedor de casamento; desta forma, este processo será ainda mais expandido se for orientado e acompanhado pelo seu cerimonial. Vejamos:

– Você já pensou no estilo da sua festa? Será à noite ou de dia, será para quantas pessoas? Será um mini wedding, um festa com DJ ou banda, um brunch, um coquetel? Será em local aberto ou fechado? Será em período de chuva? Já definiu o orçamento? Pare, pense, reflita, visualize e coloque no papel as ideias. Somente a partir daí, comece a procurar e pesquisar os locais.

Fazenda Vila Rica (São Paulo) – Foto: The Kreulichs

– A internet é um ótimo meio de busca INICIAL (mas tome cuidado! Busque sites ou blogs de confiança e referência! ). A partir dessas buscas, ou mesmo se você já conhecia ou já tinha algum local em mente, você pode pedir o orçamento por e-mail ou telefone.

– Seu cerimonialista é um ótimo canal de indicações de locais para realizar o seu casamento! Ele vai saber te indicar locais de acordo com o perfil do casamento de vocês.

– Lembrem-se de serem específicos no seu pedido de orçamento. Por exemplo, se vocês vão realizar a cerimônia de casamento no mesmo local da festa, especifique isso, pra saber se é possível e se há estrutura; se vai realizar uma festa com banda, também especifiquem, pois alguns locais não permitem bandas e então você já corta da sua lista (ou corta a banda =P).

– Se você vai se casar em alguma igreja, dê preferência àqueles locais que são próximos da igreja onde você vai se casar, para facilitar o deslocamento dos convidados.

– Alguns locais mandam orçamentos somente do espaço, outros mandam do espaço com mobiliário, outros incluem o buffet, outros incluem decoração… Então, cuidado ao comparar orçamentos!

– Separe aqueles locais que você gostou (por fotos, por indicação ou que você talvez já tenha ido em alguma festa) e que ESTÃO DENTRO DO SEU ORÇAMENTO para você visitar. Se forem muitos, comece com os 5 preferidos e com as melhores referências.

– Ao iniciar as visitas, verifique todas as intalações: pintura (verifique se a cor combina com a sua decoração, verifique se estão descascadas), piso (verifique se tem irregularidades que possam causar acidentes) , teto (verifique se o pé direito é muito baixo, se você for colocar estrutura de boate apoiada no teto verifique se comporta), banheiros (aliás, isso é muito importante! Veja se os banheiros são acessíveis aos convidados, se tem número de banheiros suficientes para seu número de convidados, se as instalações sanitárias são boas, novas, etc), cozinha (verifique se já tem fogão industrial ou não, se já tem freezers ou não, lembre-se de repassar essa informação para o Buffet), saídas de emergência (verifique se o local possui todo o aparato para caso de incêndio, por exemplo).

– Se você tiver convidados idosos ou portadores de deficiência, é melhor não escolher um local com escadas, pois causará desconforto.

–  Se o local tiver espaço aberto e a época for de chuva, verifique se a área precisará de cobertura, o que incluenciará diretamente no seu orçamento.

– Verifique se o local comporta o número de convidados do seu casamento. Você já tinha pedido esse número anteriormente no orçamento mas, pessoalmente, isso pode mudar, pois geralmente o salão repassa nos orçamentos a capacidade máxima dos locais, sem distinguir se são pessoas sentadas ou não. Então, sempre é bom confirmar.

Loft Garden (Campo Grande) – Foto: The Kreulichs

– Verifique se a região é residencial e se tem restrições a barulho após algum horário. Caso isso aconteça, verifique se tem isolamento acústico.

– Pergunte se haverá reformas em quaisquer instalações ou mobiliários antes da data casamento, e em caso positivo, pergunte se estará pronto na data (faça constar em contrato).

– Verifique se o local já tem pontos de luzes cênicas, e quantos, disponíveis. Verifique também se tem disponível a planta baixa e ao solicitá-la, solicite também a medida do pé direito (essas informações serão repassadas ao decorador).

– Se ele dispuser de mobiliário, verifique se esse mobiliário está em boas condições, e se é um mobiliário que se adéqua ao seu gosto e seu estilo.

– Verifique se no local já consta gerador de energia e se é uma região que costuma faltar energia (principalmente em épocas de chuva) – nesse caso, se não tiver gerador de energia, lembre-se que será preciso alugar um;

– Verifique se já consta porteiro, fiscais de banheiro, recepcionista, segurança, manobrista, estacionamento, materiais de limpeza, materiais de higiene sanitária (faça constar tudo em contrato).

– Verifique se o local trabalha com “compra casada” (isso é proibido), ou seja, se você fechar com eles você só pode contratar os fornecedores que estão na lista de indicação deles. Verifique também se eles cobram “BV” (porcentagem ou comissão) para que os fornecedores utilizem seu espaço (isso pode restringir de você conseguir contratar aquele profissional que você queira posteriormente para o seu casamento, pois alguns recusam-se a trabalhar em locais que cobram comissões para eles entrarem lá).

E SEMPRE: verifique se o local possui alvará de funcionamento e  pesquise a situação do CNPJ da empresa junto à Receita Federal.

Sítio Mígala (São Paulo) – Foto: The Kreulichs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

por
1 Comentário

Um comentário

  1. Mirian disse:

    Excelentes orientações!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2017 - Casando em BH - by Bel Ornelas - Todos os direitos reservados