Publicidade

Como endereçar o convite de casamento

21 nov

Já falamos de convite AQUI, AQUI e AQUI, e sobre a lista de convidados AQUI.

Agora você se pergunta: - Como eu escrevo no convite dos meus melhores amigos? “Sr. Rafael Souza e família” ou “Aos amigos Rafa e Tina”?

 

A forma de tratamento nos convites de casamento é um pouco, ainda, digamos, controversa. Muitas noivas e noivos se perguntam o tempo todo como escrever os nomes dos convidados nos convites de casamento. Como li e pesquisei muito sobre o assunto fica aqui algumas de minhas dicas e opiniões a respeito de como endereçar os convites:

- Atualmente, já é aceitável um tratamento mais informal a alguns parentes e amigos próximos, principalmente se o casamento for mais informal também. Porém alguns protocolos ainda são seguidos como você verá mais abaixo.

- Hoje em dia os pronome de tratamento Sr. e Sra. geralmente  são utilizados para pessoas mais velhas e menos próximas (isso se o casamento não for muito tradicional).

- Para casais casados, o nome do homem vem antes do nome da mulher (pois é, resquícios de patriarcalismo? Bem provável. Fazer o quê…).

- Quando for convidar um casal casado, sem filhos, ou cujos filhos estão todos casados, ou que tem filhos solteiros e você não irá convidá-los, utilize o nome do marido e logo depois a citação da esposa. Ex:  “Sr. Antônio de Sousa e Sra.“, “Mário Campos e esposa“.

- Quando for convidar um casal que mora junto mas não é casado, utilize o nome dele e logo depois o dela. Ex: “Sr. Antônio de Sousa e Sra. Maria Torres“, “Dilson Soares e Marta Oliveira“.

- Quando for convidar um casal e sua família (todos que residem na casa, incluindo filhos solteiros), ou pais e seus filhos, utilize o “e família“. Lembre-se que ESTA É A OPÇÃO quando o casal tem crianças. Ex: “Sr. Antônio de Sousa e família“, “José Martins e família“.

- Apesar de poderem ser convidados junto com o “e família”, é melhor que os filhos adultos solteiros que moram com os pais recebam seus próprios convites, separados. É mais elegante.

- Lembre-se que para filhos casados que não residem com os pais, se você quiser convidá-los, é preciso enviar convites separados (não vale para o “e família“). Não se usa mais a expressão “Extensivo a filhos casados“. Em casos extremos em que há contenção de despesas para os convites, pode-se usar “Sr. Antônio de Sousa, família e filhos casados“.

- Quando for convidar uma pessoa solteira e o convite for extensivo aos familiares residentes na casa, lembre-se que não se deve escrever “e família“, e sim “e familiares“, pois “e família” é só para casais e seus filhos, ou para pais e seus filhos. Ex: “Luísa Maia e familiares“, “Sr. Campelo e familiares“, “Ao amigo João Júnior e familiares“.

- Quando for convidar os pais e sogros, você pode utilizar uma maneira mais carinhosa, como “Aos queridos pais Angelina e José” (neste caso, não li nada sobre se vem primeiro o nome do pai ou da mãe, e eu particularmente prefiro o nome da mãe antes).

- Para tios próximos, você pode escrever: “Tio Arlindo e Tia Silvia“, ou “Queridos Tio Jorge e Tia Joana“.

- Para uma família toda que é próxima (tios e primos), você pode escrever “Tio Paulo e família“.

- Para os avós, você também pode escrever: “Vovô Gilmar e vovó Francisca“, ou “Queridos vovô Gera e vovó Maria“.

- Padrinhos de batismo ou de casamento também podem receber um endereçamento carinhoso: “Aos queridos padrinhos Luís e Júlia”.

- Aos amigos íntimos, como já foi dito, você pode endereçar de forma informal, e vai depender do grau de intimidade do casal com cada um. “Marina Leles“, “Ao amigo João Alves“, “À querida amiga Lili Ventura“, “Ao querido casal Rafa e Tina“, “Aos amigos Juan e Manu“. (OBS: O IDEAL é EVITAR apelidos ao máximo, mas se vocês têm um nível de intimidade que chega a impedi-los de chamar os amigos pelos nomes verdadeiros (isso acontece), não faz sentido colocar o nome no convite se vocês passam a vida inteira chamando eles de outros nomes. Porém, deixe a opção de apelidos para ÚLTIMOS casos, ok? Mas restrinjam, obviamente, se os apelidos forem constrangedores – aí não faz o menor sentido!)

- Quando for convidar dois irmãos, endereçar dois convites diferentes (a não ser que eles já estejam contidos no “e família” de algum convite endereçado).

- Quando for convidar casal de namorados, pode endereçar dois convites diferentes (se você conhece os dois) ou, se o orçamento for restrito, pode enviar um único convite com os dois nomes com sobrenomes no mesmo convite. O nome que vem antes é o daquela pessoa com quem o casal tem mais intimidade (no caso de ser igual, escolha o nome da mulher). Novamente, a informalidade ou não se dará pelo grau de intimidade. “Ju e Mateus“, “Luana Souza e Pedro Carneiro“. Lembre-se também que, se você não conhece a namorada ou namorado do seu(ua) amigo(a), não é necessário colocar o nome dele(a) no convite, apenas ofereça um convite a mais de acompanhante.

- Para casais homoafetivos, endereçar os dois nomes (dependendo da intimidade, com sobrenomes ou não) no mesmo convite. “Amigos Lucas e João“, “Leonardo Santos e Luis Henrique Brás“.

- Para os casos formais, com endereçamento com “Sr.” e “Sra.”, é SEMPRE sinal de delicadeza e cuidado citar o sobrenome do convidado no endereçamento do convite. Se você não sabe, procure saber, é melhor você mostrar o cuidado de perguntar do que um desmazelo de chegar sem sobrenome.

- Se o casamento for bastante tradicional, é interessante usar Sr. e Sra., com sobrenomes, em TODOS os convites. Somente aos pais é permitido, nesse caso, endereçar “Aos queridos pais“.

- Juízes, Desembargadores, pessoas com cargos públicos muitas vezes fazem questão que seus nomes venham precedidos do pronome referente ao cargo. Por exemplo: “Dr. Carlos Campos e Sra.” Isto é discutível, mas deve ser analisado e cada casal verificará se faz sentido para eles e se o grau de intimidade e de respeito pede isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

por
79 Comentários

79 Comentários

  1. Escelente post, Myriam! Estava precisando MUITO dessas dicas, pois estou quase na hora de enviar a lista dos convidados para a calígrafa.
    Posso copiar e postar no meu blog, com os devidos créditos, é claro?

    Obrigada! E parabéns!
    abraços
    Gabbi

  2. Ops, corrigindo o “escelente”, por “excelente”! Na correria nem vi o erro grotesco! rs
    E muito obrigada Myriam!

  3. Adriana disse:

    Sao tantos protocolos para enderecar o convite que me estressei e nao coloquei nada, nem o nome dos convidados! Tive poucos convidados, apenas familiares e amigos intimos que nao se incomodam com formalidades. Foram tantos detalhes que nao consegui pensar direito nos convites. Mas acho lindo uma caligrafia bem desenhada.

  4. Kelly disse:

    Oi,

    posso colocar só o nome da pessoa ou tenho que colocar obrigatoriamente o sobrenome. Por exemplo: “João e Família…

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Kelly! Isso vai muito do grau de intimidade pra quem você está enviando o convite. O ideal é que sempre seja enviado com sobrenome, passa um cuidado maior na confecção e endereçamento, sabe, mas dependendo do grau de intimidade isso pode ser relativizado. Por exemplo, eu enviei convite ao meu tio endereçado da seguinte maneira: “Geraldo Jorge e família” (sendo que Geraldo Jorge é apenas nome, e não sobrenome). Para meus avós, eu enviei “Vovó Chiquinha e Vovô Geraldo” (Sem sobrenome também, pois são íntimos). Já para outros tios que eram menos íntimos, eu mandei com sobrenome. “Vicente Mundim e família”. Entendeu? Beijos!

  5. Suellen Lima disse:

    Parabéns pelo post! Simplesmente perfeito!..
    Era exatamente o que precisava saber… Parabéns pelo trabalho!
    Sucesso hoje e sempre!!..

  6. Ana Carolina disse:

    Olá, tenho duas dúvidas:
    1ª no caso do casal ter um filho pequeno, devo manter o “Sr fulano de tal e família” ou por se tratar de uma criança pequena não devo mencionar o família e colocar apenas “Sr. Fulano e Sra. fulana”?
    2ª no caso de eu ser mais íntima da mulher e ñ do homem, posso colocar o nome dela antes do dele ou devo manter a ‘etiqueta’ e colocar o nome dele primeiro?
    Abçs*

    • Myriam Letícia disse:

      Olá, Ana Carolina!
      1- No caso do casal com filho pequeno, você mantém o “Sr. Fulano de Tal e família”, pois significa que você está convidando o filho pequeno também. É meio frustrante para os pais serem convidados sem os filhos, sabe? Afinal, eles são uma família só agora. Neste caso, se você tiver muitas crianças que vão ao seu casamento, é até interessante você pensar em algum cantinho especial para recebê-las. Veja este artigo: http://casandocomamor.com.br/criancas-casamento/
      2 – Neste caso, se a festa não é tão tradicional (os protocolos são feitos para quem quer seguir as formalidades), você pode sim, quebrar o protocolo, se a mulher for bem mais íntima que o homem. Mas lembre-se que é uma exceção à formalidade.
      Beijos! Myriam.

  7. Gabriela disse:

    Olá tenho umas dúvidas:

    1° Casal casados posso colocar o nome dele com sobrenome e acompanhado só pelo nome dela…exemplo:
    Walter Moraes e Marta
    2° Tenho uma tia que mora só com uma filha posso colocar Fulana e Fulana de Tal, se ela tiver namorado tem que ser Fulana de tal e familia??

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Gabriela, tudo bem?

      1) Quando há um casal sem filhos, você pode colocar o nome dela e dele, ou o nome dele e esposa, mas é interessante vir acompanhado de sobrenome. Se forem íntimos, não há necessidade de colocar Sr. e Sra. Então: Walter Moraes e esposa ou Walter e Marta Moraes (se ambos tiverem o mesmo sobrenome). Se a esposa não tiver adotado o sobrenome do marido e você for muito mais íntima da esposa do que do marido, a ponto de querer colocar o nome dela no convite de qualquer maneira, então pode quebrar o protocolo e colocar Walter Moraes e Marta. Protocolos só servem para orientar mesmo, mas não são rígidos.

      2) O namorado da sua prima não é incluído no “e família” do convite da sua tia, neste caso, envie um convite só para ele ou avise sua prima que pode levá-lo como acompanhante. Mas pode escrever no convite “Tia Maria Menezes e Bruna”, por exemplo (se quiser algo mais íntimo), ou “Maria Menezes e família”, não tem problema nenhum, só ambas já formam uma família (nas novas estruturas familiares da sociedade moderna).

      Beijos.

  8. thayane disse:

    Me ajuda por favor como faco para manda um convite para minha vo e seu marido pois nao consigo chama ele de vo e para meu vo e sua esposa pois acontece a mesma coisa e tambem meu pai que mora junto com uma outra pessos tenho intimidade com todos mais nao sei como escreve no convite

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Thayane! Tudo bem? Para membros de segundo casamento dentro da família, o melhor a fazer é escrever o nome do seu parente e o nome da pessoa. Exemplo:
      “Vovó Maria e Sr. Antônio Carlos”
      “Vovô João e Sra. Maria de Lourdes”
      “Ao querido papai Mário e esposa” ou “Ao querido papai e Sra. Marta”

      Beijos!

  9. Leticia disse:

    Olá tenho algumas duvidas como direcionar os convites aos padrinhos.
    1° Vou convidar para padrinhos um casal casado e com filho pequeno, posso colocar aos padrinhos e família? Ou preciso colocar os nomes que estou convidando para padrinhos?
    2° Vou convidar um tio para ser padrinho, posso colocar aos padrinhos tio nome e Tia nome? Eles não têm filhos que moram juntos
    3° A Madrinha e Padrinho que vão ser sem os respectivos namorados, como devo fazer?

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Letícia!

      Então, vou responder dúvida por dúvida, ok?

      1) SEMPRE é importante colocar os nomes dos seus convidados no convite. Dessa forma, nesse caso que você citou, o melhor a fazer é colocar “Aos padrinhos Fulano, Fulana e família”

      2) No caso, tanto o tio como a tia serão padrinho e madrinha? Sem sim, pode sim, colocar “Aos padrinhos tio João e tia Maria”, por exemplo. É uma forma mais carinhosa e íntima.

      3) Você deve fazer o convite de padrinho a eles individualmente, nesses casos. E se for convidar os namorados, envie um convite separadamente.

      Beijos!!

  10. Juliana disse:

    Não conheço muito bem o marido de algumas amigas de trabalho. Devo colocar também neste caso o nome deles primeiro? Ou posso escrever o só o nome da minha amiga e família (em caso de filhos)? Beijos

  11. NAYRLA disse:

    Adorei o post tirei várias dúvidas!Obrigada

  12. CARLA disse:

    vou convidar colegas de trabalho que são casadas e não tem filhos. Posso colocar por exemplo “Maria Silva e esposo” ?

  13. Clayton Ponte disse:

    Meninas, obrigado pelas dicas! Se a mulherada já tem problemas para saber disso, imagina quando um homem cuida da própria lista! Hahahahahaha!!! Obrigado pela ajuda!

  14. Thais disse:

    Myriam,

    Parabéns pelo Blog e pelo excelente post. Me ajudou bastante.
    Mas, ainda fiquei com 2 dúvidas:

    1) Preciso colocar sobrenome em todos os casos? Ou para os mais íntimos, posso colocar só os nomes. Exemplos: Aos queridos padrinhos Fulano e Fulana; Ao Primo Fulano; Tio Fulano e família

    2) Tenho algumas colegas de trabalho que são casadas e sem filhos. Não tenho intimidade nenhuma com os maridos. Como devo fazer?

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Thais!
      1) No primeiro caso, como você está usando o parentesco de intimidade (ao primo.. ao querido padrinho… ao tio..) não é necessário colocar o sobrenome. Mas somente neste caso.
      2) Você deve convidar os maridos também, ok? Mesmo que não os conheça bem. Elas são casadas e não faz sentido convidar somente elas sem os maridos. No convite pode ser colocado assim: Fulana de tal e esposo (se não tem filhos) ou Fulana de Tal e família (com filhos).
      Beijos!

  15. Ana Paula disse:

    Como enviar convite aos meus pais, sendo eles separado?
    Seria: A minha querida mãe Maria?
    Ao meu querido pai Paulo?

  16. Priscila disse:

    como enviar o convite de casamento para o casal separado mais que viver na mesma casa com filho?

  17. Fernanda disse:

    Olá, tenho uma dúvida cruel…. sou de uma cidade muito pequena e vou me casar lá, sendo assim, conheço todas as famílias das minhas amigas, no entanto não posso convidar (para recepção) a família de todas. Nesse caso escrevo somente o nome dela no convite?

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Fernanda! Escreva o nome da amiga, mas envie dois ou três convites individuais (se você for ter) a cada uma como consideração, ok? Beijos!

  18. Ana Carolina disse:

    Oi,
    Muito bom o post!
    Me ajude, por favor: no caso de tios com todos os filhos casados como devo escrever? José e Maria e filhos casados; José e familiares; José, família e filhos casados?

    Bjos

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Ana, nesse caso você deve enviar um convite também a cada filho casado, pois cada filho casado já constitui uma nova família. Beijos!

  19. Ludmila disse:

    Oi, muito obrigada pelas dicas!

    Tenho uma dúvida:
    Tenho um tio que mora sozinho e que tem uma filha casada e um filho que mora com a ex-esposa.
    Neste caso, posso enviar um convite no “nome dele e família” e outro para a minha prima e família, ou tenho que escrever um pra ele e um para cada um de meus primos?
    Eu não gostaria de convidar a ex-esposa dele, como faço?

    Muito obrigada!

    • Myriam Letícia disse:

      Olá, Ludmilla! Neste caso, é interessante você endereçar um convite ao seu tio, outro ao seu primo, outro à sua prima e à família dela (já que ela já constituiu nova família). Agora, com relação a não convidar a ex-esposa dele, isso é muito particular de vocês e vai do relacionamento que vocês construíram e que eles também, mas veja com carinho se isso não acarretará em mal estares entre famílias, pois casamento é momento de festa e união, não de desafetos, ok? Beijos.

  20. andréa disse:

    Bom dia
    E qdo é assim. Uma das minhas madrinhas é separada, mas o filho dela vai ser padrinho com ela, porém não moram na mesma casa? Posso mandar o individual dele no mesmo envelope? Ou tem q ser separado! Se puder me ajudar agradeço estou mto aflita com isso, já era p começar enviar os convites, obrigada!

  21. Mayara Cardoso disse:

    Oii, estou com uma dúvida..
    Como convidar padrinho e madrinha de batismo (são separados) sem parecer que estou convidando para serem padrinhos do casamento? Gostaria de convidar de forma carinhosa.

  22. Thaís Rocha disse:

    Olá, gostei muita das sua dica e também tenho uma dúvida. Tenho uma amiga (divorciada) que mora sozinha com a filha de 10 anos. Devo escrever no convite “à fulana (nome da mãe) e ciclana (nome da menina de 10 anos).” Obrigada!

  23. Jacqueline disse:

    Fiquei com uma dúvida, se puder ajudar.
    Como endereçar o convite para uma casal de padrinhos (que moram juntos) e tem filhos?

    Obrigada

  24. Carol disse:

    Boa noite… que duvida, não?? rs..

    Posso colocar ex : ” A querida Família Silva Oliveira”
    sem citar o nome dos convidados, mesmo que eu entregue pessoalmente o convite?

    pq estou com um duvida sou muito amiga da mulher, porem é casada e tem uma filha, já o marido dela vi poucas vezes…

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Carol, tudo bem? É melhor você então colocar o nome da mulher e família. Exemplo: Marta Silva Oliveira e família. Mas nada impede que você também envie da maneira como escreveu no comentário, afinal, protocolos são apenas para nos orientar. :) Beijos!

  25. Ludmylla disse:

    como coloco endereço o convite da minha mãe e do meu pai, eles sao separados e meu pai tem namorada ?
    Me ajudaaa, Please ;)

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Ludmylla,

      Pra sua mãe e pro seu pai, que são separados, você pode enviar um convite individual pra cada um.

      No caso do seu pai, que tem namorada, se eles dois já morarem juntos, você pode enviar “Ao querido papai fulano e à sra. Fulana” ou “Ao querido pai fulano e Fulana”.

      Se seu pai e a namorada morarem em casas separadas, pode enviar um convite individual pra cada um também.

      Beijos.

  26. Nana disse:

    Otimo post! Informações super difíceis de achar.
    Mas tenho uma dúvida: se eu for convidar um casal e só um dos filhos deles (eles tem mais de dois, e moram junto com eles)? Por exemplo:
    Sr Sérgio Carvalho e Sra e Bruno
    Ou
    Sr Sérgio Carvalho e Sra
    (Linha debaixo) Bruno Carvalho
    Ou
    Sr Sérgio, Cláudia e Bruno Carvalho
    …..??
    Ah, sendo que nao tenho a opção de mandar convites separados.
    Obrigado desde já!

    • Myriam Letícia disse:

      Nana, obrigada, que bom que gostou do post! Bom, acho meio complicado enviar para o casal e apenas um dos filhos, sendo que todos moram com eles… Não sei qual a idade deles, mas se forem crianças e você não quiser a presença delas, acho melhor conversar com os pais e dizer que a festa não será adequada pra crianças; já se forem adultos, eu, particularmente, acharia mais adequado enviar “Sr. Sérgio Carvalho e família”, endereçado a todos mesmo… ou então um convite separado para o casal e outro separado para um dos filhos que você vai convidar, se realmente você nem conehcer os outros filhos. Beijos.

  27. luciane disse:

    Ola
    Eu tenho 5 damas adultas, tenho que enviar um convite separados para elas . Por exemplo três são primas e as outras 2 são casadas..

  28. Thaís disse:

    Olá é errado endereçar o convite para um casal casado que tenham o mesmo sobrenome, da seguinte maneira:

    José e Maria da Silva (mesmo sobrenome)

    Grata,

    Thaís

  29. Linda Jane disse:

    Oi Myriam, amei o post, mas ainda tenho uma dúvida.
    Como endereçar o convite ao meu pai? Ele tem uma nova esposa e uma filha.
    Obrigada.

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Linda, todos eles moram juntos? Se sim, vocÊ pode endereçar da seguinte forma:
      Ao meu querido pai e família.
      (se você não se sentir à vontade dessa forma, pode colocar, por exemplo: Ao meu querido pai, Sra. Maria Silva e Júlia).
      Beijos.

  30. Gabrielle disse:

    Olá,
    Tenho convidados que não conheço suas esposas.
    Como devo endereçar os convites

    • Isabella disse:

      Olá Gabrielle!
      Bem, você pode colocar: “Fulano e Fulana” ou “Fulano e esposa”. Se tiverem o mesmo sobrenome:”Fulano e Fulana Silva”. Caso não seja íntima, pode vir acompanhado de Sr. e Sra. Ou “Sr. Fulano e família”, caso o casal tenha filhos.
      Beijos!

  31. Erika disse:

    olá; gostaria de saber se posso endereçar assim : Aos tios fulano fulana e família pois tem filhos não casados .. e gostaria de colocar de maneira mais carinhosa usando os tios

  32. Paula Vaccari disse:

    Como devo subscritar um convite de um casal (Sônia Bosco e Armando Lima) que vive junto há 6 anos e que, com eles, vive o filho do primeiro casamento dela (Éverton Bosco Curi) ? (nomes fictícios). Os três serão convidados para o casamento. Posso tratá-los como família?

  33. Alvimar disse:

    Boa tarde! tenho uma duvida! o que acontece quando o casal é muito intimo, e tem filhos pequenos (menos de 4 anos)? como devo endereçar nesse caso?

    Obrigada

  34. Walter disse:

    Olá, excelentes dicas!
    Tenho uma dúvida. Vou me casar e gostaria de saber como faço para convidar uma prima que é casada, tem um filho e tenho pouco contato com o marido. Devo endereçar ao Sr…… e família? Ou posso endereçar ao nome dela….e família? Obrigado

  35. Anne Fernandes disse:

    No meu caso:
    Moro no RJ a dois anos e no meu casamento quero fazer para 130 pessoas. Tenho grandes amigas casadas lá em Belém. Seria falta de respeito convidá-las sem seus respectivos maridos ou namorados? Pois eu não tenho tanta intimidade com eles.
    E outra, eu posso convidar uma amiga (noiva) para sem minha madrinha de casamento para fazer par com meu irmão (solteiro)? Pq não conheço pessoalmente o noivo dela…

    • Bel disse:

      Oi Anne! Não é muito legal convidar pessoas casadas sem os seus respectivos maridos/esposas… Já em relação a madrinha sugiro que você converse com ela e veja se ela se importa, se vai ou não causar um constrangimento entre eles. Abraços!

  36. Raquel Amanda disse:

    Olá! Boa tarde.

    Como deve ser a escrita no convite para convidar os(as) colegos (as) de trabalho?

  37. Adriane disse:

    Oi meninas,

    Estou com algumas dúvidas em relação ao endereçamento dos convites:

    1. Tenho 3 amigas de faculdade casadas e que acabaram de ter bebês. Conheço os maridos, mas não somos íntimos. Duas adotaram os sobrenomes do maridos e 1 não adotou. Como devo endereçar os convites:

    José da Silva e família?
    Maria da Silva e família?

    2. Tenho uma colega de trabalho que é casada e está grávida. Porém ela não adotou o sobrenome do marido.

    Obrigada!!

    Beijos

    Ps. O Casamoda Noivas deste ano foi ótimo! Obrigada pela oportunidade!!!

    • Bel disse:

      Ei Adriane! Vc pode colocar o nome da sua amiga e em seguida colocar o “e família”, não precisa mais ser o nome do homem. E em relação aos sobrenomes, você pode colocar o sobrenome da amiga (seja ele também o do marido ou não). Que bom que gostou do Casamoda, nós também!! Bjos.

  38. Cassia disse:

    Olá Boa Tarde! Como faço para convidar uma Tia viúva e seu filho (meu primo solteiro)? Obrigada

  39. Marina Pimentel disse:

    Olá, boa noite!

    Sou Soldado (PM) e gostaria de saber como devo escrever no convite os nomes dos meus superiores hierárquicos. Porque chamamos na maioria das vezes pelo sobrenome. Ex.: Sr Ten Fulano e o nome dele completo é Beltrano Fulano Terceiro.
    Escrevo ao Sr Beltrano Fulano Terceiro ou ao Sr Ten Fulano?

    Obrigada!

    • Luiza Nassau disse:

      Olá Marina!

      Tudo bem?
      Olha, ambos os tratamentos atendem à etiqueta no quesito educação e adequação. Entretanto, como nesse tipo de situação existe o fator hierárquico, sugerimos manter as respectivas patentes em cada subscrição! :)
      “Sr. Tenete Fulano e esposa” ou “Sr. Sargento Beltrano e família” podem ser as melhores opções!

      Boa sorte!
      Bjinho,
      Bel e Luíza.

  40. Rubia disse:

    Olá! Quero entregar apenas um convite para alguns grupos que freqüento (ex: turma da ginástica, grupos da igreja, colegas do órgão no qual trabalho e a um grupo de professores que pertencem a um outro órgão). Como eu poderia endereçá- los? Obrigada!

    • Luiza Nassau disse:

      Olá Rúbia!

      Tudo bem? Nesse caso, como é UM convite endereçado a um grupo ou instituição, a etiqueta nos permite certa informalidade no tratamento. Vc pode subscritar de acordo com a proximidade com cada um desses grupos, por exemplo “À querida turma da ginástica”, “Aos amigos da Igreja XXX”, “Aos estimados colegas do …(nome do órgão)”.
      Boa sorte! Esperamos tê-la ajudado!

      Bjinhos,
      Bel e Luíza.

  41. Vanessa Souto disse:

    Sempre bom encontrarmos essas dicas neste momento onde várias dúvidas surgem…
    Minha dúvida é com relação aos familiares da minha daminha. Ela está sempre com os tios que serão meus padrinhos e eu não conheço os pais dela, mas acho chato não os convidar, portanto, como devo endereçar este convite? Nome do pai e família ou Nome da daminha e família?
    Bjos

    • Luíza disse:

      Olá Vanessa, obrigada pelo contato!
      Bom, as duas maneiras ficam bacanas já que, nesse caso, a criança é sua dama. Outra forma interessante seria colocar o nome dos três no convite, por exemplo “À Marcos, Tatiana e nossa daminha Gabriela”. Você deixa claro que o convite se estende só aos pais e não à toda a família (vai que ela tem 3 irmãos! rs Não sei…) e enfatiza a importância da daminha também. Boa sorte!
      bjinho

  42. Rubia disse:

    Agradeço muito sua resposta anterior e gostaria de tirar mais duas dúvidas:
    a maioria dos convidados tem mais de 1 sobrenome; nos meus convites, os nomes serão escritos em tags (ou seja, são espaços menores para escrever). Eu posso usar apenas o último sobrenome (omitindo os outros), ou abreviar os sobrenomes do meio, ou devo escrever todos por extenso?
    Outra dúvida é se eu posso abreviar as patentes (ex: Cel. para coronel) ou devo escrevê-las por extenso?
    Mais uma vez, obrigada!

    • Luíza disse:

      Olá Rúbia!
      Pode escrever só o último sobrenome (ou aquele que vc saiba ser o mais usado por aquela pessoas, não necessariamente é o último). Não abrevie, eleja um.
      Quanto às patentes, pode abreviar sim!! :)
      Bjos!!
      Bel e Luíza


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2014 - Casando em BH - by Bel Ornelas e Luíza Nassau - Todos os direitos reservados