Publicidade

Casar de dia ou casar de noite?

27 de outubro de 2012

O top fotógrafo de casamentos, Vinícius Matos, lançou há dois anos um concurso que ajudou a difundir a cultura de casar durante o dia no país. A verdade é que, no Brasil, os casamentos mais tradicionais acontecem à noite, ao contrário de outras culturas, como a estadunidense. A ideia do concurso “Case de dia” era de aproveitar a luz do dia principalmente para a fotografia, que ficam mais belas e mais naturais. Outra tendência que cresce com os casamentos de dia é o EcoWedding, afinal, casando de dia, em teoria economiza-se boa parte da energia elétrica que se gastaria numa festa à noite.

Mas será que casar de dia é uma opção para todos os noivos e noivas?

Na verdade, escolher se casar de dia ou à noite vai depender muito do perfil dos noivos, do estilo do casamento, e, claro, do perfil dos convidados – os noivos não podem se esquecer deles!

Para ajudar a decidir essa questão, é preciso levar em consideração alguns fatores:

1) Você vai se casar na igreja, num salão ou ar livre? Casamentos ao ar livre harmonizam mais com o horário diurno, devido ao aproveitamento das belezas naturais sob a luz do sol. Já casamentos na igreja ou num salão podem acontecer tanto durante o dia como à noite.

2) Se você vai se casar na igreja, você já verificou se a igreja escolhida realiza casamentos diurnos? Algumas igrejas só realizam cerimônias no horário noturno.

3) O seu estilo é mais pomposo ou mais despojado? Se você é uma noiva com toda pompa e circunstância, com certeza um casamento à noite carrega mais esse glamour. Mas nada impede que um casamento à noite possa ser simples também, ou que um casamento durante o dia possa ser muito sofisticado. É que geralmente os casamentos de dia já carregam em si naturalmente um ar mais leve, despojado, despretensioso. (mas nem por isso também ficam mais baratos. O orçamento vai depender do seu planejamento, independente se ele for de dia ou à noite!).

 

 

4) Você mistura um pouco dos dois estilos? Casar à tarde pode ser a sua resposta! Muitos noivos têm optado por isso, para aproveitar a luz do dia no início do casamento, à beleza do pôr do sol no horário da cerimônia, e enfim pela festa poder se estender noite adentro, com boate, DJ ou banda…

 

5) Se você vai se casar de manhã, tenha em mente toda a correria e cansaço que isso pode gerar, afinal, o dia começa BEM cedo!

6) Casamentos durante o dia ou à tarde, em épocas de muito calor, podem ser muito desconfortáveis para todos. Se vai fazer em salão fechado, verifique se há ar condicionado ou um bom arejamento. Se vai fazer em local aberto, proporcione sombra, ventilação, leques, etc.

7)  Em casamentos diurnos, os casais com filhos não precisarão ir embora rápido como ocorre nos casamentos noturnos, e não é necessário colocar bebidas muito caras como whisky, que combinam mais com a noite (em compensação, o consumo de espumante e cerveja aumenta).

8) Em casamentos noturnos, o tempo geralmente está mais fresco, o que dá mais conforto ao ambiente. E você pode se programar muitas coisas durante o dia inteiro e acompanhar a montagem e a preparação do casamento.

9) Você vai realizar um destination wedding? Verifique os horários das diários dos hotéis, dos vôos, e a data do seu casamento, para adequar o melhor horário da cerimônia e da festa aos seus convidados.

10) E por fim… a maioria dos seus convidados é da cidade, ou de fora? Se a maioria for de fora, pode ser difícil escolher casar numa manhã de sábado, ou numa noite de sexta, por exemplo. Eles mal podem ter tempo de chegar e se arrumarem. É preciso ser um bom anfitrião e pensar bem no aconchego dos seus convidados. Se você quer casar de manhã e não pode escolher casar num domingo ou num feriado, analise bem  se é válido esse sonho em detrimento do conforto de todos. Casar à tarde seria mais hospitaleiro. Se você pensa em se casar à noite, troque a sexta pelo sábado, quando todos ficarão mais tranquilos em suas chegadas e partidas.

Como disse, sonhar é válido, o casamento é dos noivos, vocês podem preparar como quiserem… mas ninguém perde por ser um bom anfitrião, e afinal de contas, é a união de duas famílias, então nada mais simbólico que ser cuidadoso com as duas famílias neste momento!

Fotos: La Foto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

por
22 Comentários

22 Comentários

  1. Mirian disse:

    Hoje pensei exatamente sobre esta questão. Fui a um casamento realizado às 11 hs da manhã. O calor estava insuportável, o que faz minha escolha pela noite se reafirmar. Mas casamentos durante o dia, quando bem planejados, são lindos, além de econômicos.

  2. Isabella Rabello disse:

    Você traduziu a minha escolha pelo casamento a tarde: vou unir a beleza do sol, do dia, e a sofisticação da noite.

    Os fatores práticos tb são bons: os casais com filhos não precisarão ir embora rápido como ocorre nos casamentos noturnos, não é necessário colocar bebidas muito caras como whisky, que combinam mais com a noite (em compensação, o consumo de espumante e cerveja aumenta), e as fotos ficam ainda mais lindas.

    Sempre quis casar de dia, mas como tenho muitos convidados de fora, a manhã ficou fora de questão, pois é até difícil achar horário em salão de beleza de manhã, fora o deslocamento para eles. De manhã acho legal num domingo, pq não prejudica tanto.

    Ah, meninas que querem se casar de tarde: ainda estou com meu horário na Igreja Santo Inácio de Loyola disponível (está no Classinoivas do Casando com Amor). Justamente por conta do deslocamento, optei por uma igreja mais perto, então estou passando minha data e horário pra frente. É dia 07/12/2013, às 16h.

    Bjs

  3. Casar de dia ou casar de noite? | disse:

    […] de outubro de 2012. Posted in Artigos A Myriam e a Letícia do site Casando com amor fizeram um artigo bem interessante sobre o que levar em conta na hora de decidir entre se casar de dia ou de noite, e […]

  4. Carol Godoi disse:

    Oi meninas, ótima colocação! somos adeptos do casamento no final da tarde. O horário de 11 ou meio-dia é o pior para a fotografia, a luz é mais dura e as sombras muito mais aparentes onde não deveriam ser. E se a noiva casa de branco então, pior ainda!!
    As fotos com o pôr do sol ficam de arrasar, se a noiva se preocupa em usar a luz ao seu favor. Por isso, o Fernando Lutterbach (meu sócio e marido) se preocupa em assessorar a noiva desde o início em encontrar o melhor horário e os locais das fotos de família, como posicionar o altar e etc, dentro do lugar que ela escolheu. Parabéns pelo tema!! Vamos torcer para que mais noivas topem casamentos às 16:30 ou 17 horas!!!
    Beijos.

  5. Liliane disse:

    Eu pensava em casar no final da tarde, mas conversando essa semana, pensamos em mudar para mais cedo, até mesmo porque nosso maior objetivo é dividir um momento feliz com a família e amigos mais próximos. Alguns já idosos e os amigos com filhos pequenos.Acreditamos que durante o dia eles aproveitem mais.
    Se o sol das 11/12 h é o pior, qual seria a opção de horário diurno?
    Podem me dar esta orientação?
    Desde já, agradeço.

    • Myriam Letícia disse:

      Lili, a questão do sol é apenas um detalhe. Se você quer se casar de manhã e esta é a melhor opção para você e sua família, isso não vai atrapalhar, principalmente para um bom e experiente fotógrafo. Beijos! Myriam.

  6. silvana disse:

    Olá meninas, gostaria de fazer eu casamento durante o dia, mas estou com dificuldade de encontrar um local para um casamento pequeno( serão no maximo 80 convidados) para que não dê a impressão de que o local esta vazio. Vcs tem algumas indicações? Obrigada! beijos!

  7. Ludielle Tavares dos santos disse:

    Nossa! agora me preeocupei; sempre sonhei em casar de manhã
    acho lindo e muito romântico! mas fiquei em duvida agora; pois muitos dos meus convidados virão de outra cidade e além disso não encontro nenhum local adaptado para poucos convidados que no meu caso sera para mais ou menos 90. Outra questão é a fotografia, acho lindo as imagens feitas em casamento matutino e já não gosto tanto das diurnas…não sei o que eu faço agora.

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Ludi! Não queríamos te deixar em dúvida, rs, a intenção era ajudar… Veja direitinho, converse um pouco com seus convidados que virão de outra cidade, pergunte se eles chegarão na manhã do mesmo dia ou se podem chegar no dia anterior à noite…
      Uma outra opção é fazer no domingo de manhã, daí todos podem chegar no sábado! ;)
      Beijos!

  8. Alessandra Nunes disse:

    Olá! Pretendo me casar na primeira quinzena de dezembro, em um sábado. Como estará no período do horário de verão, estou em dúvida qto ao horário…
    o casamento será feito em Buffet q reúne uma parte aberta ao ar livre e outra fechada, com ar condicionado.
    A princípio, pensei em marcar às 18h, mas algumas pessoas me disseram que estaria muito claro… que seria melhor marcar às 19h, para aproveitar o por do sol.
    O que vocês me aconselham?
    Desde já, obrigada!

    • Bel disse:

      Olá Alessandra! Eu me casei às 17:30 (não era horário de verão) e acho que foi ideal. Logo depois do início da cerimônia veio o pôr do sol e quando terminou já era noite, como eu queria. Por isso sugiro para você o horário de 18:30hs (para início da cerimônia, sem os atrasos! – se quiser considerar os atrasos marque para 18, ou 18:15). Abraços!

  9. Camila disse:

    Meninas,
    Vocês sabem me informar quais igrejas católicas em São Paulo realizam a cerimônia na parte da manhã?
    Até agora só encontrei a Capela da PUC em Perdizes e a Igreja da Cruz Torta.
    Mais alguma?

    Beijos

  10. Rosangela de Souza disse:

    Meninas, estou numa dúvida tremenda!
    Vou me casar ao ar livre em fevereiro e agendei a cerimônia para as 14h00, porque meu noivo tem parentes que moram em outra cidade e temos medo de não chegarem a tempo. Mas tenho lido vários artigos que o ideal é marcar a cerimônia para o meio dia. E agora? Não entregamos os convites ainda. Será que devemos mudar? Detalhe: vai ser servido um coquetel antes da cerimônia, então os convidados não vão ficar com fome antes de servirem o almoço.

    • Bel disse:

      Ei Rosângela! Eu, no seu lugar, pensaria no que é melhor para os seus convidados. Esse vai ser o horário ideal para vocês marcarem. ;)
      Qualquer coisa me manda um e-mail que a gente conversa melhor. Bjos.

  11. Paula disse:

    Adorei o texto e as dicas! Sempre quis casar de dia, tudo que vejo é de dia e meu noivo também acha legal, até porque nosso estilo é mais despojado. Mas…como vc disse, e eu concordo, é importante que seja bom para os convidades tb. Minha família já não gostou muito da ideia de ser à noite e temos muitos convidados de fora. Além disso, nós temos que lembrar do clima! Um casamento durante o dia pode ser muito desconfortável para todo mundo e ainda tem a maquiagem, salão domingo é difícil…me convenci! rsrs
    Só está difícil achar inspiração pra o que eu quero à noite!

    Obrigada!

    Beijão.

  12. disse:

    Eu estou vendo com um buffet de fazer meu casamento ao sábado das 11 às 16 horas por ser muito em conta, está saindo mais de 5 mil a menos do que se eu fizesse num sábado a noite ou até mesmo no domingo no mesmo horário do que eu optei, mas também me preocupo pelo fato de que muitas pessoas podem estar trabalhando… :( Agora estou em dúvida! O.o

  13. Marina disse:

    Olá, estou em uma dúvida MUITO cruel! Estou me casando esse ano em setembro, eu sei que esta chegando rs, mas tenho muita dúvida sobre o horário. Meu noivo tem a certeza que quer se casar durante o dia, pois todos ficarão mais á vontade e aproveitarão mais a festa. A opção é casar as 10h na Igreja, e recepcionar as pessoas em uma fazenda, ao ar livre!
    Eu no entanto, estou com muito medo do calor, de ficar desconfortável pros convidados, por ser na fazenda, de sujarem os pés, de ter que acordar cedo…. Então estive pensando: á noite ou de manhã? me ajudeee

    • Márcia disse:

      Marina, sua situação é bem parecida com a minha. Também fiquei com receio de que o calor estrague tudo, portanto já meio que desisti da ideia de fazenda. Mas que é lindo, é.

  14. Márcia disse:

    Pessoal, também estou numa dúvida muito cruel! Tenho sonhado por meses em casar de manhã, até já reservei um horário numa igreja num sábado às 10h. Meu sonho mesmo seria casar numa fazenda, mas aqui na região é difícil de encontrar um lugar que alie as belezas do campo com um ambiente climatizado (moro em Feira de Santana, na Bahia, o clima é quente!). Outro detalhe é que a Igreja Católica aqui não faz celebrações em outros espaços, apenas na igreja. Então pensei em fazer a recepção com almoço num restaurante. Porém não quero que meu casamento seja menos chique por isso. Os buffets e cerimoniais daqui não estão tão habituados a fazer casamentos de dia e estou muito preocupada com o resultado final. Também tenho receio de que os cnvidados achem tudo “chato”, já que a cultura aqui é mesmo de casamentos à noite com boate, dj e afins. Por favor, preciso de opiniões! Ah, meu casamento está marcado para um sábado de Novembro. Obrigada, beijos!

  15. andreia disse:

    Genteeeee, pretendo me casar em julho/2018. A cerimonia será as 11h no monte castelo eventos. Pórem, estou com muito medo da claridade afetar os olhos e acabar danificando as fotos!!

  16. Maxyara disse:

    Amei o texto. Quando casei fiquei na dúvida também, demorei pra decidir. Mas no fim acabei optando pela noite, porque era o sonho do meu Pai soltar fogos de artifício no meu casamento. rsrs…


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2017 - Casando em BH - by Bel Ornelas - Todos os direitos reservados