Publicidade

17 Brincadeiras para se fazer no casamento

6 dez

Certa vez, recebi um email de uma leitora me perguntando sobre brincadeiras criativas para se realizar no casamento, para animar os convidados. Quando terminei de as elencar no e-mail, me dei conta de que aquilo rendia um post. Por isso, trouxe aqui pra dividir com vocês.

Muita gente gosta de deixar a festa mais divertida e, quando falamos de “brincadeira no casamento”, não é nada que ninguém já não faça alguma conhecida e tradicional, por exemplo: jogar o buquê da noiva é clássica (diz a lenda que quem pegar, é a próxima a casar. Não se sabe por quê, mas a mulherada adora.).

Mas existem outras formas de envolver os convidados e animar a festa, inclusive usando o próprio buquê da da noiva.

Hoje em dia tem se usado muito fazer a brincadeira das fitas pra substituir a hora do buquê tradicional. As solteiras fazem um círculo em volta da noiva, esta posiciona-se no centro do círculo com o buquê em mãos, de onde sairá várias fitas coloridas. Cada solteira segurará uma fita que a ligará ao buquê. A noiva vai cortando as fitas com uma tesoura, uma por uma. A última fita que for cortada será a daquela que levará o buquê pra casa. Além de criativa, essa brincadeira também rende lindas fotos.

Também tem outra forma original de brincar com as amigas solteiras que tentam ficar com o buquê: você trancar ele num cubo de vidro (ou num cofre) e distribui várias chaves pelo salão. Aquela que conseguir destrancar o buquê ficará com o dito cujo. Existe a versão de destrancar o Santo Antônio também!

Falando em Santo Antônio, não podemos esquecer do clássico buquê de Santo Antônio, aquele que a noiva joga vários santinhos pelo salão e as solteiras brigam pra pegar o santo casamenteiro que promete “desencalhá-las” (é assim que dizem).

Existe mais uma brincadeira envolvendo o danado do santo: esconder o Santo Antônio debaixo de uma mesa, e quem achá-lo será a próxima (ou o próximo) a se casar.

Pra quem prefere não envolver o lado religioso, existe a lenda do sapo-príncipe: a noiva joga um (ou vários) sapo, e aquela que pegar vai beijá-lo e ganhar um príncipe! (vale tudo, né?)

Claro que existe a versão masculina dessas brincadeiras, mas pra variar, ela é bem machista (não que a das mulheres não seja). O buquê dos meninos é de “piriguetes”: o noivo joga várias piriguetes e os solteiros brigam pra pegá-las. Que coisa, não?

 

Se bem que estão inventando buquê de tudo agora: buquê de cupido, buquê de lobo mau, buquê de gogo boy… tem buquê pra todo gosto!

Uma outra brincadeira dos meninos é conseguir roubar a agenda do noivo, por supostamente conter o contato de várias mulheres que agora não seriam usados mais. A brincadeira consiste em disputar e conseguir pegar o caderninho até o final da festa.

Tem também a brincadeira do balde: o noivo “chuta o balde” em direção aos amigos solteiros e aquele que conseguir agarrá-los estaria supostamente “livre” do casamento. Engraçado como as brincadeiras dos homens são bem machistazinhas, né?

Também tem a versão mais light e mais elegante: o noivo joga o uísque pros amigos. Quem a pegar, será o próximo a se casar. Claro que joga-se apenas a caixa, depois é que se dá a garrafa pra quem a pega, rs.

Mas, dentre todas as brincadeiras de jogar alguma coisa, uma das mais divertidas com a qual me deparei foi uma que vi num casamento gay: um dos noivos jogou um boneco Ken (sim, o “marido” da Barbie) pros amigos! A galera delirou! O Ken sempre foi bem suspeito né gente? rsrs!

Uma outra brincadeira que as solteiras amigas das noivas gostam muito é colocar os nomes delas na barra do vestido… elas ficam eufóricas quando encontram seu nome ali!!! É como encontrar um tesouro!! Tem quem borde, quem escreva num pedacinho de pano, em formato de coração… mas tem também quem faça em cima da hora, numa fita auto colante mesmo… não importa, o importante é aderir à brincadeira!

Uma brincadeira que não é tão comum no Brasil, mas começou a ter mais adeptos por aqui nos chás de panela, é a brincadeira dos pingentes no bolo. É uma tradição antiga, chamada de Cake Pull, e é comum nos casamentos dos Estados Unidos, mas surgiu na Inglaterra na Era Vitoriana. Consiste em a noiva esconder no bolo vários pingentes presos a fitinhas, que são tirados um a um pelas amigas da noiva, e cada um tem um símbolo e significado diferente. Veja algumas ideias:

- Anel: um casamento ou noivado está a caminho!
- Coração: um novo amor.
- Avião: terá uma vida de aventuras e viagens
- Borboleta: beleza eterna
- Trevo de quatro folhas: muita sorte nessa vida!
- Âncora: estabilidade.
- Flor-de-lis: prosperidade.
- Estrela: seus sonhos se tornarão realidade.

Existem também as brincadeiras fotográficas, como distribuir plaquinhas divertidas com frases engraçadas na pista de dança pros convidados se divertirem tirando fotos com elas, distribuir câmeras pros próprios convidados registrarem momentos com seus olhares pra posteriormente os noivos poderem ter acesso, ou colocar “photoboots” oficiais, molduras ou cabines divertidas para os convidados se divertirem com adereços como óculos, bigodes, chapéus, perucas.

Uma brincadeira que vem ganhando adeptos é a da dança divertida dos noivos e padrinhos. Em vez de dançarem uma valsa tradicional no momento da primeira dança, os noivos “ensaiam” antes uma coreografia, geralmente com um coreógrafo profissional, e normalmente envolvem músicas agitadas ou até engraçadas. Muitos querem os amigos e padrinhos envolvidos em uma espécie de efeito “flashmob”.

E, claro, tem as brincadeiras polêmicas e que nem todo mundo aprova sua prática. O sorteio da cinta-liga (garter) da noiva é uma delas: o noivo retira a liga da noiva (alguns dizer que tem que ser com os dentes) e joga para os homens, aquele que a pegar será o próximo a se casar (muitos consideram inadequado ou deselegante com a noiva). O corte da gravata do noivo e a venda dos seus pedaços para custear a lua de mel é outra grande polêmica (também considerada por muitos como inadequada e deselegante, alvo de muitos debates).

E pra terminar, Vou deixar pra vocês uma das brincadeiras que muitas mulheres gostam de incluir no casamento ou nos seus chás: distribuir a “oração do desencalhe” pras amigas solteiras!

Poderosa Oração do Desencalhe

..
Oh Chiquérrima Deusa do Desencalhe,
.
Vós que sois a solução de todas as encalhadas,
Intercedei junto ao destino e não nos deixei ficar para titia.
Muito menos para tia-avó.
..
Oh grande batalhadora das baladas, reuniões e festas,
Concedei-me esta graça:
(diga em voz alta:) UM MARIDO,
(mais alto:) UM MARIDO,
(grite:) UM MARIDO.
E que ele nunca tenha olhos para qualquer baranga ou mal amada.
..
Ajudai-me a conquistar um bom partido.
E afastai de mim os galinhas e os sem dinheiro.
Atendei ao meu pedido com urgência.
Serei grata pelo resto da minha vida
E levarei seu nome a todas que tenham fé!
.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
 —

 Fonte fotos: MeliessPortal da Festa, Vou Casar e Agora, Com vc aprendi, Personalize Eventos, Casamentos.com.br, Casamento.art.br, Criativas Eventos, Agda Paula, Aline MachadoCasamento Click, Figurino Noivas, Arte e Casamento, Amandica Indica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2012 - Casando em BH - by Myriam Letícia Kalvan e Bel Ornelas - Todos os direitos reservados