Publicidade

Bolo com champanhe

16 de fevereiro de 2012

Esse tipo de recepção pode ser bem elegante e sofisticado. Mas a maior de suas vantagens é o fato de ser bem econômico. É ideal para quem não quer ou não pode gastar muito mas ao mesmo tempo não quer deixar de comemorar o momento.

festa bolo com champanhe champagne casamento

A principal característica desse formato de recepção é o tempo. O “bolo com champagne” ou “receptivo” pressupõe uma recepção rápida, de duas ou três horas.

O ideal é transformar sua recepção num momento bem aconchegante e íntimo. O local deve ser o mesmo da cerimônia – ou bem próximo dela. Pode ser o salão da igreja, um jardim bonito ou mesmo na casa dos noivos ou amigos.

Muita gente pensa que nesse tipo de recepção não pode haver música. Não é verdade! É claro que um DJ animadão e uma banda de baile não combinam com a proposta, mas uma voz e violão tocando MPB de qualidade ou mesmo um grupo de chorinho se enquadram muito bem!

Na decoração você também economiza porque a ideia é que os convidados circulem pelo ambiente. Poucas mesas (só mesmo para apoiar copos e pratinhos) e algumas cadeiras (ou bancos ou pufes) compõem o mobiliário.

Já no buffet a opção pode ser somente pelo bolo e o champanhe, mas não é errado adicionar outros doces e até mesmo alguns salgadinhos no início – fazendo uma espécie de mini coquetel. Água e refrigerantes também são boas pedidas. Contratar garçons também é imprescindível.

O “bolo com champanhe” ou “receptivo” se encaixa perfeitamente no período diurno.  É interessante evitar a noite e o horário de almoço para esse tipo de recepção pois as pessoas comem mais nesses períodos.

É legal informar no convite o estilo de recepção que você está preparando para seus convidados não criarem expectativas em relação a uma festa madrugada adentro. Você pode colocar algo do tipo: “Após a cerimônia os noivos receberão os convidados para um brinde em tal lugar“.

A festa se desenrola da seguinte forma: logo após o casamento os noivos vão para o salão (não demore, lembre-se que sua recepção durará pouco) e cumprimentam os convidados. Depois fazem o brinde (alguém pode ser convidado a dizer algumas palavras nesse momento – adoro!) e cortam o bolo. Após isso a noiva joga o bouquet.

Neste tipo de recepção, geralmente calcula-se a quantidade de 1 garrafa de espumante a cada 2 convidados (porque é servido do início ao fim).

Na saída podem ser servidos bem-casados ou outra lembrancinha a gosto do casal.

Foto: Style me pretty

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

por
63 Comentários

63 Comentários

  1. Fabiana disse:

    Adorei essa ideia!!!! mas fiquei com uma duvida, qual traje os noivos podem vestir nesse tipo de ocasião, assim como os convidados?

    • Myriam Letícia disse:

      Oi, Fabiana, geralmente esse tipo de receptivo (bolo com champanhe) acontece após a cerimônia de casamento, então as pessoas vão com os trajes que usam na cerimônia, que costuma ser o traje formal, esporte fino (à noite). Os convidados não precisam usar longo nem terno completo, e os noivos podem optar pelo traje típico mesmo ou por um traje mais leve, isso vai de acordo com o perfil de cada casal.

  2. Luciana disse:

    Olá!! Ótima idéia! Gostaria que vocês me ajudassem com algumas dicas: Qual quantidade de champanhe recomendada para aprox. 300 pessoas? Me indiquem umas duas ou três marcas, de boa qualidade e preço acessível…
    Fica legal eu fazer essa recepção num pequeno sítio a uns 15min da igreja? é porque minha casa é distante e na igreja não tem salão… Desde já agradeço! Abraços!

    • Bel disse:

      Oi Luciana. O champagne você pode contar como uma garrafa para cada 2 convidados, mas tudo depende de outros fatores, como por exemplo, se você vai servir outras bebidas, quais são elas, o horário do seu casamento, etc. O ideal é conversar com seu cerimonial e buffet. Eles saberão te indicar a melhor quantidade. O ideal é que o bolo com champagne seja no mesmo local da cerimônia pra que as pessoas não tenham que se deslocar. bjo!

  3. Laura Mendes disse:

    Olá, Gostaria de saber de algum buffet que organiza esse tipo de evento.

  4. Christiane Pereira Garcia disse:

    Bom dia!

    Gostaria de indicação de algum buffet que realiza este tipo de recepção aqui em BH.

    Abs,
    Chris

  5. geovanna disse:

    Boa noite .gostaria de saber em caso do casamento ser a noite se é obrigado a ter jantar?! Ou se só o bolo, salgadinhos, mesa de frios e de doces já taria agradável?! a festa terá a duração de 6 horas com o cerimonial. Desde já agradeço.

  6. Daniela disse:

    Oi, Estou adorando as dicas e gostaria de tirar uma dúvida, fiz a opção pelo receptivo. A igreja que vou me casar tem um salão, mas não é permitido servir bebidas alcoolicas. Fica indelicado sservir apenas docinhos e bolo com refrigerante e água?
    Obrigada e parabéns pelo site.

    • Bel disse:

      Oi Daniela! Não fica não. O “bolo com champagne” normalmente só contempla bebidas não alcoolicas mesmo. Abs.

      • Myriam Letícia disse:

        Oi Daniela! Como a Bel disse, no “bolo com champagne” costuma-se servir apenas bebidas não alcóolicas, com exceção do champagne (ou espumante), que geralmente é servido durante todo o evento. Mas como no seu caso não poderá ser servido bebidas alcoólicas, creio que não terá problema em servir apenas refrigerantes, água e sucos. Indico também servir água aromatizada, que fico muito elegante. E até coquetéis não-alcoólicos com uma boa apresentação. Beijos!

  7. kalina araujo disse:

    Oi, boa tarde
    Vou me casar agora em Maio, a cerimonia sera simples, realizada em uma igreja evangelica e terá no máximo 25 convidados, não haverá festa, eu só irei ter o bolo e refrigerante, Gostaria de saber como irei servir na igreja o bolo. Corta na mesa e alguém vai servindo aos convidados? ou serve outro bolo? Será um sonho realizado com muita dificuldade mas iremos nos casar com muita felicidade. Obrigada, caso possa me tirar essa dúvida. Que Deus te abençoê.
    Xeiro

  8. Mariana Pimenta disse:

    Oi… eu também gostaria de saber como é servido o bolo, no bolo com champanhe…
    e a quantidade de mesas e cadeiras para 150 convidados é quanto? Desde já agradeço.

  9. Alexsandra Santos disse:

    Olá estou querendo realizar o meu casamento, é servir Bolo com champanhe , mas necessariamente precisar servir champanhe durante o evento todo , pode ser somente na hora do brinde e posso fazer apenas bolo, doces e refrigerantes, sucos e água, fica deselegante, pois são para aproximadamente 200 convidados.

    Agradeço

    Alexsandra

  10. Aline disse:

    Olá gostaria de saber se nesse tipo de casamento se faz lista de presente? e chá de panelas

  11. Deborah Dorella disse:

    Olá, meninas! Só li este post hoje, mas como estou super envolvida com meu casamento, o qual será em abril e farei um receptivo, gostaria de deixar o que estou vivenciando. Bem, optei pelo receptivo achando que iria gastar bem pouco, mas não está sendo assim. Acho que empolguei um pouquinho e fui acrescentando muitos detalhes, está virando uma “mini festa” rs… Fiz questão de um buffet bem gostoso e que service bem. Serviremos salgados de entrada ( inclusive petit gourmet), bombons, doces, água, refrigerante, espumantes e whisky. Fiz questão de uma decoração bem linda, mas que não deixasse o espaço muito apertado, pois poucas pessoas estarão assentadas. Quanto ao DJ também não vi problemas em contratar, ele sentirá o clima e colocará as músicas de acordo. Darei o bem casado e o saquinho de tule com amêndoas de lembrança! Acho e espero que tudo saia lindo e marque esse momento especial! Enviarei fotos para vocês e contarei cono foi! Beijos! Obs: Meu casamento e receptivo serão na Paróquia Santo Inácio de Loyola, o salão de lá é lindo! Beijos para todas!

  12. Andrea disse:

    Olá meninas, gostaria de saber como calcular a qtde de bolo e refri, só será servido isso e terá uma mesa de doces, muito grata, bjs

  13. Adriana disse:

    Olá, gostaria de saber se existem buffets que realizem esse tipo de cerimônia em São Paulo. Gostaria de algum fornecedor que oferecesse a decoração também. Obrigada

  14. Thais Thorlone disse:

    Meninas, tenho pensado tbm em fazer um receptivo no salao da Igreja Loyola, gostaria muito de sugestoes e informacoes, realmente fica bom!
    Queria muito o e-mail de da Deborah Dorella pois vi pelo post acima que ela passou por isso e inclusive fez la tbm. Beijos

  15. Cristiane disse:

    Olá Meninas, minha lista tem aproximadamente 290 pessoas, optei pelo receptivo, mas confesso que estou com receio das pessoas acharem estranho o fato de poucos lugares para assentar.

    Qual a quantidade ideal de assentos?

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Cris! Geralmente, como o receptivo tem menor duração do que uma festa (uma festa dura cerca de 5 a 6 horas e um receptivo é programado pra durar de 2 a 3 horas), então a proposta é as pessoas podem ficar em pé, circulando e conversando mesmo, EXCETO se houver serviço de jantar, claro (o que não é característico de receptivo).
      Com relação a quantidade, não sei te dizer exatamente quanto, talvez o seu decorador possa te informar isso melhor. Mas alguns pufes e sofás, e alguns jogos de bistrôs, podem resolver isso bem, na verdade é mais para algumas pessoas descansarem de vez em quando, principalmente mais idosos.

  16. Bianca Golzio disse:

    Muito legal a ideia! Minha dúvida é quanto a logística dos assentos: pretendo fazer no mesmo local a cerimonia e receptivo (ao ar livre). Como fica a questão das poucas cadeiras caracteristicas do receptivo? Fica bem incomodo os convidados ficarem em pé, mas tb n queria gastar mais ainda com bancos para todos na cerimonia, além dos destinados ao receptivo…
    Beijos

    • Myriam Letícia disse:

      Oi Bia! Geralmente, como o receptivo tem menor duração do que uma festa (uma festa dura cerca de 5 a 6 horas e um receptivo é programado pra durar de 2 a 3 horas), então a proposta é as pessoas podem ficar em pé mesmo, circulando e conversando mesmo, EXCETO se houver serviço de jantar, claro (o que não é característico de receptivo).
      Com relação a quantidade, não sei te dizer exatamente quanto, talvez o seu decorador possa te informar isso melhor. Mas alguns pufes e sofás, e alguns jogos de bistrôs, podem resolver isso bem, na verdade é mais para algumas pessoas descansarem de vez em quando, principalmente mais idosos.

  17. Janaina disse:

    Oi! Vou optar por esse tipo de recepção no meu casamento, porém gostaria de saber se é necessário enviar convite individual para recepção, a fim de ter um controle dos convidados. Será que Fica feio? Estou numa tremenda dúvida! Aguardo sugestão!

    • Bel disse:

      Olá Janaina, como a recepção será super rápida não há necessidade de enviar convite individual. Enviando você dará a impressão, aos seus convidados, de que haverá uma grande festa. Abs.

  18. Ana disse:

    Olá,

    Meu nome é Bartira Tavares, estava procurando na internet informações sobre casamento bolo com champanhe e encontrei este blog, gostaria de algumas informações.

    Meu casamento será em Março de 2015, ia fazer uma festa tradicional, mas sou evangélica, meu noivo também, no entanto muitos convidados incluindo parte da minha família e a família toda dele não são, e isso nós causa alguns problemas. Gostaria que a festa fosse aconchegante, e confortável para todos os convidados, por isso um DJ ou Banda não ficam bem para os evangélicos, um casamento sem bebida alcoólica não agrada os não evangélicos, e ainda não queremos gastar muito, eu e ele preferiríamos gastar na lua de mel, mas minha mãe tem o sonho da unica filha de noiva e toda aquela história de mãe…gostaria de dicas de até qtos convidados cabem no estilo bolo com champanhe, ideias de de coração, se posso servir, cerveja e algum aperitivo como um salgado (frio ou quente). Musicas que posso tocar.
    Como meu casamento ia ser mais tradicional, já havia convidado os padrinhos 4 casais para cada lado, posso manter isso msm no casamento bolo com champanhe? penso em fazer em uma chácara a cerimonia e o brinde, as mesas de bolo docinhos e salgados (se houver) podem ficar montadas já durante a cerimonia?

    Espero que me ajudem

    Grande Abraço!

  19. Carolina Madureira disse:

    Olá! Tirei todas as minhas dúvidas lendo os comentários! Parabéns pelo blog! Vou casar agora em setembro e farei um bolo com champanhe. Estava receosa quanto à quantidade de assentos, mas agora estou tranquila! Achei que sairia mais barato, mas a gente se empolga e acaba gastando mais do que planeja. Mais estou participando de todos os detalhes e muito feliz com tudo! Nao sei se deixaria tudo de meu jeitinho se estivesse contratando um salão de festas! Obrigada mais uma vez! Beijos

  20. Nathalia disse:

    Amei o post! Estava pensando em fazer uma festa mas to achando o bolo com.champagne mt mais minha cara – mais simples, sem pista de dança (essa ideia tava me matando rsrs), alem de ser mais barato… Sera q alguem saberia informar um salao com espaço aberto no Rio de Janeiro q trabalhe com esse tipi de recepçao? Fornecedores tb – buffet, decoraçao…obrigada! :)

  21. Estefania disse:

    Oii,

    Gostaria de saber se vocês podem me indicar uma empresa em Belo horizonte que fazem o receptivo,

    Obrigada,

  22. Camila disse:

    Oi!! Entao, me caso daqui 2 meses, dia 11/04/15. Eu e meu noivo decidimos nao fazer festa por causa do gasto q seria grande, enfim… Mas nao quero q os convidados se arrumem todos, alguns ate virão de outras cidades, pra depois do casamento irem embora. Inicialmente pensei em ir para uma churrascaria e pagar o rodízio para os padrinhos, o restante dos convidados pagariam a própria conta. Mas pesquisando na internet gostei mto da ideia do bolo e champanhe, porém tem
    um detalhe, meu casamento será as 20:30 e são 300 convidados, estou com medo do bolo e champanhe nao ser adequado. Por favor, me ajudem, alguma sugestão??

  23. Bruna disse:

    gostaria de saber se você indica algum lugar que faça este tipo de evento em Itú/SP

  24. Bruna disse:

    Olá, vou me casar neste ano e não quero gastar muito, gostei muito da idéia, mas não consigo ver muitas idéias de decoração, vocês tem como me indicar onde posso ver… Pensei em fazer na saída da igreja, ou no salão… Mas achei romântico o som ao vivo e ao ar livre…
    Referente o horário, final de tarde, sou bahiana e aqui é muito quente… as 17:00 seria uma boa ????

  25. Aline Martins disse:

    Olá. Estou muito inclinada a ideia do “bolo com champanhe”, é simples, elegante e uma ótima alternativa para não gastar muito. A minha dúvida é: A minha lista de convidados, mesmo tentando eliminar o máximo possível, ficaria entorno de 250 a 300 pessoas porque minha familia é muito grande. Estou na dúvida se em caso de 300 pessoas eu ainda possa oferecer só o “bolo com champanhe”. Tudo bem? Isso seria falta de etiqueta?

    Obrigada!!

  26. Eliza disse:

    Boa tarde! Gostei muito das dicas e acho que esse tipo de recepção é muito charmosa e econômica.
    Gostaria de saber se posso incorporar uma mesa de frios e salgadinhos, na forma de um mini coquetel. Ficaria adequado?
    Obrigada!

  27. Stephanie disse:

    Sigo seu blog e estou adorando as dicas.

    Gostaria de indicação de empresas que fazem a recepção “Bolo com champanhe” em Belo Horizonte, me caso em dezembro/2016 e a cerimonia será para aproximadamente 200 pessoas.

    Para um casamento na sexta-feira, esse tipo de recepção funciona bem? Tenho medo de ficar muito simples, porém não temos orçamento para algo maior.

    Obrigada!

    • Bel disse:

      Ei Stephanie, esse tipo de evento funciona muito bem na sexta-feira!
      Me mande um e-mail para que eu possa tentar te ajudar, ok? Abraços!

  28. Lorrane disse:

    Olá, boa noite!!
    Adorei a idéia, ainda mais com o orçamento apertado, vale a pena o receptivo para não passar em branco.
    Vi uma capela para a realização da cerimônia do meu casamento e o salão no mesmo local, só que meu receio é o tamanho do salão pois cabe em media 500 pessoas e pretendo receber só 150, como poderei fazer a decoração para não ficar vazio? Gostaria de saber também se tem fornecedores para ser indicados em Brasília.

    Desde já agradeço a atenção!!

    Beijos!

  29. Claudia Lessa disse:

    Bel a cerimonia do meu casamento será em um salão fica deselegante eu servi apenas bolo com champanhe?
    eu pensei em fazer um coquetel mas estou fazendo o orçamento e vou ficar muito endividada, dai pensei em servi bolo com champanhe visto que sera bem intimi apenas para familiares e poucos amigos . obrigada bjus

  30. Mayara Mizael disse:

    Olá Bel td bem?
    Meu casamento será em janeiro de 2017, não podemos gastar muito,pois temos outras prioridades de gastos, então optamos pelo “bolo e champanhe”. Minha lista tem 300 pessoas (pois fazemos parte de uma comunidade evangélica). O salão da igreja é muito pequeno, não caberiam todos lá, conseguimos o salão de um clube, que fica a uns 20 min de carro da igreja, é deselegante levar os convidados até lá pra um receptivo desse tipo? Estou pensando em servir salgados também. Obrigada bjos

    • Bel disse:

      Ei Mayara!
      Essa distância não é o ideal no caso de uma recepção rápida, será que não consegue um espaço mais próximo da igreja?
      Ou de repente, fazer a cerimônia e recepção nesse clube? Seria perfeito!
      Abs., Bel

  31. Dara disse:

    Essa ideia muito me agrada. Esses casamentos “ostentação” não fazem o meu estilo.
    Me caso em 2017, e vou começar a cotar a agora. Achei dificuldades em encontrar igreja com salão, mas São Paulo é grande e tenho certeza que vou encontrar.
    Com certeza volto aqui pra consultar mais dicas ;)

  32. Laís Marra disse:

    Olá, estou namorando essa ideia.

    Quais champanhe você me indica?
    Tem algum fornecedor de champanhe aqui de Belo Horizonte?

  33. Mariana disse:

    Bom dia!

    Adorei a ideia e o meu será assim, minha dúvida é em relação às lembrancinhas. Meu noivo está querendo dar aquelas canecas de acrílico, talvez para já usar neste momento mesmo.
    Seria demais ou deselegante para este tipo de recepção?

  34. victoria disse:

    olá,

    gostaria de saber qto a media de custo com um cssamento bolo com champagne. POR ex para 80 pessoas.bj

  35. Juliana disse:

    Olá, gostaria de indicação de buffet que faz esse tipo de recepção. Muito obrigada!

  36. aline disse:

    Bom dia !

    Eu vou me casar em janeiro ,já estou organizando os preparativos. No fórum só pode se casar dia de semana e na igreja apenas sábado a noite, o problema é que meu noiva não mora na mesma cidade que eu. se eu fizer apenas no fórum, quase ninguém vai. Eu não vou fazer festa, mas queria fazer uma pequena recepção em casa para a família e os amigos mais próximos, por isso pensei no (bolo com champanhe) mas o casamento teria de ser a noite para que a família e os amigos dele possa comparecer, fica deselegante fazer essa recepção a noite ?


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Design por Casa2 | Creative Design & Happy Ideas - Wordpress por André Beltrame
© 2017 - Casando em BH - by Bel Ornelas - Todos os direitos reservados